Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 7 de janeiro de 2007

11ª Jornada - G.D. Marinhais x S.C.D. Glória

E chegou o dia do grande derby!!!
Era um jogo muito esperado, pois é daqueles que todos gostam de jogar. A motivação era muita, a semana tinha decorrido com muito empenho de todos, mas, como não podem jogar todos, a "frustração" dos que ficaram de fora apareceu. Mas o objectivo era único: vencer.
Infelizmente não foi possível, mas já lá vamos.
A equipa do G.D.M. alinhou de início com o seguinte onze:
Garcia
Veríssimo
Hugo
João Pedro
Varela
Edi
Burgal
Pedro Quitério
Ricardo Coisinha
Pelixo
Esquerdinha
No banco ficaram:
Nuno
Luis Caseiro
Pedro Silva
Tiago Simões
Duque
Nuno Coisinha
Filipe
Para este jogo, sendo em casa, foi adoptada pelo GDM uma disposoção táctica diferente da que vinha sendo utilizada. O meio campo não era povoado com 2 jogadores mais defensivos, mas sim só com um e com outro jogador mais virado para a organização atacante. As marcações, por isso, tiveram de ser ajustadas de forma diferente.
Os primeiros minutos de jogo serviram, então, para se proceder a esses ajustamentos. Mas este jogo táctico vinha de ambos os lados. O nosso adversário também se preocupou bastante com a cobertura de todos os lados. Ficou assim um jogo muito táctico a meio-campo, demonstrando-se que havia muito respeito de parte a parte.
Mas do lado do GDM, esta nova abordagem ao jogo pareceu nao ser muito bem assimilada, pois as marcações estavam bastante confusas e no meio campo o adversário dispunha de espaço para manobrar e lançar ataques rápidos utilizando a velocidade do seu ponta de lança brasileiro.
Assim, no seguimento de um lance deste género, com uma bola metida nas costas dos nossos centrais, para a desmarcação do ponta de lança, a equipa visitante chegou à vantagem, não podendo o Garcia fazer nada face ao adversário isolado.
Era, nesta altura, um resultado pouco justo, pois nenhuma das equipas tinha feito por merecer vantagem no marcador.
Mas este golo afectou bastante os jogadores do GDM que não conseguiram responder da melhor forma à desvantagem.
O jogo continuou disputado a meio campo mas também continuou sem ocasiões de golo para nenhuma das partes.
Ficou apenas o registo para mais uma desmarcação igual à que deu golo para a equipa da Glória, mas que desta feita o jogador brasileiro foi travado em falta pelo João Pedro. Temeu-se a expulsão do nosso defesa, pois o adversário ia já isolado, mas o árbitro assim não o entendeu e apenas mostrou cartão amarelo, talvez pelo facto do puxão ter sido fraco e não chegou para derrubar o ponta de lança. Se o cartão vermelho tivesse aparecido ter-se-ia aceite.
Para a segunda parte, esperava-se reacção do GDM, mas mais uma vez a equipa não entrou bem e disso se aproveitou a Glória para dominar o jogo do meio campo para a frente.
Começou o jogo das substituições e assim entrou o Tiago Simões para o lugar do Varela (saiu lesionado com entorse), o Pedro Silva para o lugar do Edi e o Nuno Coisinha para o lugar do Burgal.
A frente de ataque do GDM não conseguia ganhar bolas e disso se aproveitou o adversário para ir tentando aumentar a vantagem. Ficou na retina um grande remate do Emídio (antigo jogador do GDM e actual jogador-treinador da Glória) do meio do nosso meio campo ao qual respondeu o Garcia com uma grande defesa.
Nos oito minutos de compensação (que serviram para compensar substituições e assistências a jogadores e.... árbitro!!!) o GDM fez um forcing final na busca do golo do empate. A bola não saiu de perto da área dos visitantes mas o golo teimou em não aparecer.
Resumindo, um jogo em que se esperava mais da nossa equipa, tendo em conta o trabalho desenvolvido durante a semana. Tendo visto o que se passou em campo, parece-me um resultado mais ou menos justo, pois o GDM não fez muito para merecer muito mais. Se o resultado fosse um empate também não seria muito desajustado, mas ganhou quem marcou e quem aproveitou as poucas oportinudades de que dispôs.
Uma palavra para a assistência. Há muito tempo que Marinhais não assistia a um jogo com tantos espectadores. Claques dos dois lados a puxar pelos seus jogadores, à boa moda dos jogos profissionais, com buzinas, bandeiras, faixas e cânticos mais ou menos respeitosos.
Da parte do GDM fica o nosso agradecimento pelo apoio, ficando embora uma palavra para o facto de que não é com críticas destrutivas que se apoia esta equipa jovem.
Abraços
Luis Caseiro