Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 14 de janeiro de 2007

12ª Jornada - G.D. Marinhais x Alcanenense


Começou a segunda volta do campeonato. Voltámos a enfrentar o Alcanenense, líder da classificação e que nos tinha vencido por 9-1 na 1ª volta.
O onze inicial do GDM foi:
Garcia
Veríssimo
Hugo
João Pedro
Pedro Silva
Edi
Burgal
Nuno Coisinha
Pedro Quitério
Ricardo Coisinha
Pelixo
No banco ficaram:
Duque
Luis Pimentel
Tiago Silva
Luis Caseiro
Filipe
Esquerdinha
A táctica para este jogo (definida pelo treinador) era bem explícita: bastantes cuidados defensivos para lançamentos rápidos para o contra-ataque.
O jogo iniciou-se desta forma, com ataques continuados pelo Alcanenense e resposta ou tentativas de respostas, em contra-ataque por parte do GDM.
A tarefa defensiva do GDM era bastante complicada pois o adversário tem na frente de ataque um jogador muito possante e alto e que dá muito trabalho aos defesas contrários. Isto acompanhado por um extremo muito rápido na esquerda e por um meio-campo muito batalhador, transfoma-se num conjunto muito coeso e complicado de contrariar.
Mas o empenho dos nossos jogadores era muito grande e a luta foi enorme.
As ocasiões de golo eram poucas mas o jogo ofensivo estava entregue aos visitantes.
À passagem dos 19 minutos, e na sequência de uma falta ofensiva não assinalada pelo árbitro, o Alcanenense chegou à vantagem por intermédio de um golo de calcanhar respondendo a um centro rasteiro para o coração da área.
A resposta à desvantagem foi muito positiva pois passados 4 minutos, na sequência de uma insistência à entrada na área, Pelixo foi derrubado já dentro desta e na sequência da grande penalidade Nuno Coisinha empatou a partida.
Até ao intervalo não se verificou mais nenhum facto de registo. Era portanto um resultado que se aceitava, tendo em conta a entrega e o esforço da equipa do GDM.
O que começava a ficar bem marcado era a actuação da equipa de arbitragem. Dualidade de critérios muito vincada e sempre em prejuízo para os da casa. Os visitantes podiam fazer as faltas que bem entendiam que não havia sanção por parte dos árbitros.
A segunda parte começou e o que vem sendo hábito, voltou a verificar-se. O GDM entrou mal e disso se aproveitou o Alcanenense que nos primeiros 10 minutos ganhou cantos atrás de cantos até que conseguiu chegar novamente à vantagem, numa cabeçada em resposta a um canto da esquerda do seu ataque. De referir que este golo é resultado de carga sobre o Garcia, falta esta que não foi assinalada.
A partir daqui, o GDM tentou responder mas as coisas não corriam da melhor forma. Começaram as substituições entrando o Filipe para o lugar do Veríssimo, o Esquerdinha para o lugar do Pelixo e o Duque para o lugar do Burgal.
A meio da 2ª parte, mais um canto, mais um golo dos visitantes. Resultado da diferença de estatura entre as duas equipas.
Quase a finalizar a partida, o Alcanenense voltou a marcar fixando o resultado em 1-4.
Resumindo, um embate entre duas equipas com objectivos diferentes em que o GDM se bateu com muita galhardia mas que não chegou para bater o adversário que sendo muito mais forte, não precisava de um trio de arbitragem que, mesmo sem decisões flagrantes, permitiu aos visitantes actuarem de forma a roçar o violento em algumas situações.
De referir que estes árbitros, se querem ser respeitados também devem respeitar os jogadores. Que o diga o João Pedro que foi "ofendido/gozado" por este árbitro, e o Veríssimo que vê o cartão amarelo por exigir respeito pelo árbitro.
Enfim, são os árbitros que temos e que ainda conseguem ter coragem de ambicionar voos mais altos nas suas carreiras de árbitros. Sem comentários!
Agora o campeonato para o GDM sofre uma paragem devido a folga. Voltamos daqui por 2 semanas frente ao Barrosense, no reduto deste.
Abraços
Luis Caseiro