Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

1ª entrevista

O campeonato distrital da 2ª divisão, série 2 da A.F. Santarém já vai na sua 2ª jornada.
Os resultados obtido pelo GDM ainda não foram os melhores, apesar de ter havido mudança no comando técnico da equipa.
Foi o com líder desta equipa técnica, o Prof. Mário, que tivemos uma pequena mas elucidativa e interessante conversa, em jeito de entrevista:
Blog GDM - Ao fim de já duas jornadas de competição, que balanço faz do desempenho da equipa até ao momento?

Prof. Mário - Se olharmos só para os resultados diríamos que não é positivo. 2 jogos, 2 derrotas, 0 pontos, últimos lugares. No entanto, se olharmos para o desenrolar de ambos e para os factores de disputa dos mesmos tenho que continuar, a par dos atletas, com confiança. Em ambos os jogos mostramos carácter, nunca viramos a cara à luta, os jogadores fizeram e deram tudo pelo melhor resultado. Contudo, em ambos, houve uma diferença extraordinariamente importante no desfecho dos encontros, a finalização. Nos 2 jogos tivemos mais oportunidades de marcar que o adversário e não conseguimos obter qualquer golo, isto, embora, nos treinos trabalhamos 90% das situações para as balizas. Para além destes aspectos, mostramos a espaços alguns pormenores interessantes, mas também a espaços a imaturidade e inexperiência futebolística. Como se provou no último jogo que acabamos a 1ª parte em cima do adversário e na 2ª a maturidade do adversário conseguiu fazer com que não continuássemos a controlar o jogo como até ao intervalo.
Em suma, perdemos, à partida, fora com uma equipa do nosso campeonato, perdemos em casa com um dos principais candidatos à subida se não o principal e em ambos os jogos podíamos ter encontrado outro resultado mais positivo com as equipas a não estarem tranquilas com o resultado até ao último minuto. Por todos estes motivos devemos estar confiantes com o trabalho que temos desenvolvido para as jornadas que aí vêm.
Blog GDM - Acha que esta equipa tem uma margem de progressão elevada?
Prof. Mário - É claro. E quando o afirmo falo, essencialmente, de muitos jovens entre os 18 e os 22 anos e alguns já mais velhos (27 ou 28 anos) mas que para o campeonato distrital podem vir a jogar até aos 34 ou 35 anos. Por este facto e lembrando a inexperiência e imaturidade da equipa, porque até os mais velhos a maioria não jogava oficialmente à 6, 7 ou 8 anos, esta equipa pode progredir muito nos próximos tempos. Pode fazê-lo num 1 ano, mas com continuidade e ajustes poderá atingir um patamar mais elevado daqui a 4 ou 5 anos (salvaguardando sempre um ou outro reajuste).
Blog GDM - Após o 1º jogo em casa, como avalia a reacção dos adeptos perante a equipa?
Prof. Mário - É difícil dizer, estou mais concentrado no jogo do que no que dizem, mas pela experiência que tenho no futebol é lógico que quando não se ganha as pessoas não gostem nem dos jogadores nem da equipa técnica, mas isso é normal em Portugal, vimos as coisas no superficial e no imediato e esquecemos muitas vezes o que está por detrás. No entanto, tenho pena e julgo ser uma característica da vila, as pessoas tendem a dizer mais mal das coisas da terra do que a concretizar coisas, julgo sem querer ser ofensivo, que nisso deveríamos aprender algo com os nossos vizinhos da Glória. Podem não gostar de nada mas as coisas da Glória e a sua equipa, independentemente do que aconteça, é sempre a melhor.
Blog GDM - Como considera a sua relação com a direcção do GDM?
Prof. Mário - Considero uma relação franca e clara. Sempre foi a minha postura no futebol e sempre me dei bem com ela. Sou sincero nas minhas observações e directo nas minhas convicções, julgo que as coloco sempre de forma clara e humilde e faz com que as pessoas compreendam o que pretendo. Assim, sempre que existe algo para se conversar falasse e os possíveis problemas nem o chegam a ser. Até este momento nada tenho a apontar à Direcção que se tem esforçado em resolver da melhor maneira as coisas e dar o que for possível a quem cá trabalho, falando aqui de todas as equipas desde escolas aos seniores. Desta forma, a minha relação com a direcção poderá chamar-se de cordial e sincera.
Blog GDM - Qual a promessa que faz aos sócios e adeptos do GDM?
Prof. Mário - No futebol só se faz uma promessa seja onde for e em que campeonato for, TRABALHO!!! Tudo o resto é impossível prometer porque nem tudo depende de nós. Numa equipa com o plantel extenso, como o nosso, existem situações que podem depender de todos e de cada um e podem falhar. Existem muitos outros factores que não se controlam e podem pôr em causa uma classificação, por esse motivo e como não podemos controlar todos esses factores externos será impossível prometer mais do que aquilo que realmente depende de nós: O TRABALHO!
E foi assim a primeira de, espera-se, muitas conversas que pretendemos ter com o treinador do GDM ao longo desta época 2007/2008.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home