Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

1º Jogo de treino - GDM - 1 x AREPA - 3

Realizou-se ontem o primeiro jogo de treino da equipa sénior do GDM, versão 2008/2009.
O adversário foi a AREPA (Porto Alto), equipa que disputará o campeonato da 1ª divisão da A.F. Santarém desta época.
É um adversário com mais treinos "nas pernas", comparando com o GDM que ainda só tinha realizado 2 treinos.
O jogo iniciou-se bastante equillibrado com as duas equipas a demonstrarem bastante vontade em mostrar serviço, praticando um futebol bastante rápido e fresco.
Ao longo da 1ª parte a AREPA foi dominando um pouco mais o jogo e conseguiu atirar duas bolas aos postes da baliza do GDM. As substituições no GDM foram sendo feitas, vários testes mudando jogadores, alterando posições, ou seja, efectuando-se aquilo para que servem estes jogos. Mas mesmo assim o GDM demonstrava sempre vontade em disputar o jogo pelo jogo.
Perto do intervalo a AREPA adiantou-se no marcador numa falha de marcação na sequência de um canto. Um avançado visitante marcou ao 1º poste, antecipando-se ao seu marcador.
Na 2ª parte o jogo manteve quase sempre a mesma toada, mas com o GDM a desperdiçar algumas situações de contra-ataque com vantagem ofensiva. Numa dessas ocasiões, e após alguma confusão na área, Morgado empatou a partida.
Pouco tempo depois, a AREPA voltou a marcar num excelente golo. Jogada pela esquerda do seu ataque, o avançado tirou rapidamente o defesa da frente e rematou forte ao 1º poste não dando hipótese a um dos novos guarda-redes do GDM. Um jovem de 38 anos mas com muita experiência de futebol, até ao nível dos nacionais.
Morgado ainda desperdiçou mais uma oportunidade, isolado frente ao guarda-redes, permitindo a defesa deste e não conseguindo novo empate.
Ao finalizar a partida, novo canto e nova falha defensiva ao 1º poste que originou o 3º golo dos visitantes.
Em resumo, uma partida em que o resultado foi o menos importante mas que serviu para o treinador do GDM analisar o estado dos seus jogadores, testar os reforços deste ano (alguns com bons pormenores) e tentar dar ritmo e entrosamento a todo o grupo.
Se pensarmos que ainda faltam alguns jogadores da época passada que ainda estão em período de férias e que este ano é uma continuação do trabalho da época passada, o GDM pode muito bem ter uma prestação mais digna do nome do clube.
Com o conhecimento de todos os atletas maior, os métodos de trabalho da equipa técnica mais assimilados, o GDM fará certamente uma boa época.
Uma palavra para os dirigentes da A.F. Santarém que continuam com os modelos de campeonatos da época passada (3 escalões de equipas mesmo com as várias desistências de clubes por falta de condições para competir). Esta 2ª divisão distrital, só com uma série, fará com que as equipas viajem por todo o distrito, com elevados custos de deslocações, situação que dificultará a vida a todas as equipas.
Parece-me que seria muito melhor haver só 2 escalões, jogos mais concentrados geográficamente, por forma a dar melhores condições aos clubes.
Não será de estranhar, com todas estas situações, que nem a capital de distrito, Santarém, conta com uma equipa sequer no campeonato distrital.
Penso que a A.F. Santarém ainda iria a tempo de repensar esta época e organizar melhor este modelo de campeonatos. Tem a palavra a A.F. Santarém.