Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fim de actividade

Antes de mais deixem-me agradecer as palavras de apoio e incentivo que tenho recebido por parte dos seguidores deste blog. Se dúvidas houvesse, ficou provado que fiz muitos e bons amigos nestes últimos 3 anos.
A maior parte deles pretendiam que este blog não acabasse mas...... para quê?
Para continuarmos a assistir às palhaçadas de comentários que têm marcado estes últimos dias?
Para continuar a desestabilizar o grupo de trabalho que ainda nem sequer iniciou a sua nova época?
Para colocar em dúvida a capacidade e boa vontade de um treinador que ainda nem sequer mostrou o que vale ao serviço do GDM?
Vão me desculpar mas o GDM não precisa de um blog para isso! Confesso que me dava um certo gozo pessoal dinamizar este espaço mas o meu gosto pelo GDM não me permite continuar.
Ao José Fernandes desejo-lhe as maiores felicidades nesta sua nova aventura, que tenha o maior sucesso desportivo e que faça como bem diz no seu comentário: que tenha o máximo empenho e dedicação, tal como o fez aquando da sua passagem pelo GDM como jogador.
Eu lembro-me bem da forma como se esforçava e como marcava golos e os comemorava com a nossa camisola. Por isso, tudo de bom!
Até um dia!
P.S.: Os comentários passarão a partir deste momento a ser bloqueados para não alimentar a polémica. Quem quiser comentar que escolha outro espaço para o fazer.
Mais uma vez obrigado a todos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Final de ciclo

Como tudo o que tem um início também tem um fim, a minha participação neste blog também está a chegar ao seu final. Suporto este anúncio em razões pessoais que vão deste a falta de disponibilidade mas também de algum desânimo em relação ao futuro próximo do GDM.

Foram 3 anos de muitas crónicas, textos de incentivo ao clube, recepção de críticas injuriosas, mensagens de apoio, anúncios de derrotas e vitórias, ..... Ou seja, 3 anos ricos de apoio ao GDM mas sobretudo de dar a conhecer o nosso clube ao futebol distrital.

No que diz respeito a estes anos passados, faço um balanço muito positivo. Se bem que ao nível desportivo, os resultados do futebol sénior não foram como todos desejaríamos, ao nível de espírito de grupo foram muito bons. Iniciei esta aventura na blogosfera com um colega que também me levou a iniciar a aventura de representar a nossa camisola. Esse ano foi um período excelente onde fiz muitos e bons amigos, vivi o futebol por dentro, aprendi muita coisa e realizei o sonho que tinha que era poder jogar no clube da minha terra. No ano seguinte, o objectivo era continuar mas uma lesão não o permitiu. Continuei a acompanhar os meus amigos dando o apoio possível.

Actualmente, o GDM inicia uma nova etapa da sua vida. Com um complexo desportivo como "oficina de trabalhos" terá certamente todas as condições para realizar um bom trabalho e dar alegrias aos seus sócios e adeptos.

Este complexo desportivo é fruto do trabalho árduo da direcção que tudo fez para que este sonho fosse possível em Marinhais, mas também do grupo de jovens que abraçou a proposta que lhes foi feita naquela reunião na junta de freguesia. Lembro-me bem de jovens como o Varela, os irmãos Coisinha, o Pimentel, o João Pedro, o Burgal, etc, que, assim que lhes foi perguntado se aceitariam representar o GDM sem qualquer retribuição monetária, prontamente levantaram o braço dizendo PRESENTES!

E foram estes mesmo que também foram esquecidos no passado dia 25 de Julho. Nem uma palavra para estarem presentes na inauguração do complexo para o qual também contribuiram. É pena que assim tenha sido.

Pelo que tenho ouvido, muitos destes jovens que deram o corpo ao manifesto, estando longe das suas famílias nas noites de inverno, nos fins de semana, só para jogar futebol pelo clube da sua terra, têm sido como que escorraçados do plantel da próxima época, pressionados, desrespeitados, etc. Para o seu lugar haverão outros certamente. Será que jogarão com a mesma vontade que os seus antecessores? Sem a mínima retribuição e na maior parte das vezes sem uma palmadinha nas costas sequer......

Mais uma vez, é pena que assim seja. Mas como eu costumo dizer as atitudes ficam com quem as toma. E é com estas atitudes e acções que se fica a conhecer o carácter das pessoas.

Mais uma vez repito que a direcção tem todo o mérito para o trabalho que tem sido desenvolvido no GDM por forma a dar crédito ao clube em todas as frentes. Mas se são heróis para receber os louvores também o têm de ser para receber as críticas. E parece-me que os atletas da terra merecem algum respeito.

Muitos dirão que isto é filme já visto, que nunca se aproveitaram jovens produtos dos escalões de formação e que só o que é de fora é que é bom..... Mas talvez seria uma boa altura para mudar as coisas! E numa época de crise económica, voltarmos à onda de pagar salários a jogadores no futebol distrital......... não me parece a melhor política! E a questão do respeito está acima de tudo!

Mas a procissão ainda vai no adro. Esperemos para ver qual será o futuro próximo do GDM.

Eu, como sócio, continuarei a fazer o meu papel: Ajudar na medida das possibilidades, apoiar e continuar a gostar do GDM.

Mas no que diz respeito a este blog, não vou continuar a dar a minha participação.

Sei que isto funciona como um meio de informação para os que estão longe de Marinhais. Mas este projecto sempre foi um projecto pessoal, sem qualquer ligação oficial ao GDM nem apoio do mesmo. Talvez por isso também nunca tenha havido nenhuma palavra fosse ela qual fosse para este projecto.

Assim, se houver algum interessado em continuar com este espaço, que entre em contacto comigo utilizando o mail deste blog que se encontra na barra lateral para podermos discutir a melhor forma de passagem de testemunho.

Resta-me deixar o meu agradecimento a todos os que ajudaram neste projecto, aos que participaram (tenha sido uma participação positiva ou mesmo negativa, embora que incompreendida), e dizer que foi um prazer enorme poder ajudar (penso que foi o que fiz) o meu clube dando-lhe notoriedade por esta via.

A todos.... até sempre!