Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 16 de novembro de 2008

8ª Jornada - G.D. Marinhais - 1 x Mindense - 2

O G.D. Marinhais defrontou hoje o 3º classificado deste campeonato distrital, sendo portanto um adversário muito complicado.

O G.D. Marinhais iniciou a partida com:
João Baranda
Xano
Pedro Silva
João Pedro
Varela (capitão)
Hugo
Jorge Azevedo
Ricardo Coisinha
Morgado
Osvaldo
Ricardo Faria

No banco ficaram:
Rui Machado
Duque
Bruno Mendes
Pederneira
Edi
Vasco Domingues
Nuno Coisinha

Para este jogo o G.D. Marinhais adoptou um nova táctica jogando numa espécie de 4-2-4, tentando utilizar a velocidade dos homens da frente, com lançamentos em profundidade.
Nos primeiros minutos o Mindense tomou conta da partida empurrando a equipa da casa para zonas perto da sua área. O G.D. Marinhais tentava reagir mas a pressão era forte.
Com o passar dos minutos essa pressão foi sendo mais fraca e o G.D. Marinhais começou a tentar os tais lançamentos em profundidade onde, Osvaldo, Morgado e sobretudo Ricardo Faria iam segurando bolas, ganhando faltas e causando algum perigo.
Mas à passagem da meia-hora o Mindense chegou à vantagem. Falta marcada, à entrada do meio-campo defensivo dos da casa, com lançamento para a área onde o guarda-redes João Baranda chegou atrasado à bola oq ue permitiu o cabeçeamento para a baliza deserta abrindo o marcador.
O G.D. Marinhais não acusou em demasia o golo, que surgiu numa altura em que o jogo estava equilibrado. Exemplo disso foi a continuidade dos ataques, dos quais se destaca uma excelente oportunidade num centro para área onde a confusão foi geral e onde Morgado e Ricardo Faria poderiam ter chegado ao golo, tendo um defesa sido mais rápido a aliviar a bola.
Chegava-se ao intervalo com vantagem não totalmente justa do Mindense.

Com o início da segunda parte, verificou-se a existência de um G.D. Marinhais bem mais ofensivo e decidido na disputa de cada bola, o que fez com que o Mindense pouco passava do seu meio-campo. Mas como quem não marca costuma sofrer....... num centro para a área dos da casa e após alívio para a entrada da área, um pontapé de ressalto fez com que a bola entrasse mesmo no canto inferior da baliza de João Baranda. Era este sim um resultado injusto até ao momento.
Estavam jogados aproximadamente 15 minutos da segunda parte.
Pouco depois, aos 22 e na sequência de um livre lateral, o G.D. Marinhais reduzia a desvantagem por Jorge Azevedo aproveitando um ressalto na pequena área.
Registou-se então a substituição de Ricardo Faria (que muito correu e tabalhou) por Nuno Coisinha. Pouco depois entrou também Bruno Mendes para o lugar de Jorge Azevedo, tendo Varela subido no terreno.
Mas todo o esforço físico da equipa do G.D. Marinhais começou a fazer-se sentir e o Mindense começou a defender a sua baliza pressionando bem mais alto.
Só por mais um vez a equipa da casa conseguiu causar perigo, por Osvaldo que conseguiu ficar em posição vantajosa e descaído para a direita, tendo rematado à entrada da área mas não conseguindo acertar com a baliza.
A parte final do encontro ficou marcada por algum desnorte de grande parte dos jogadores das duas equipas, em que todos tentavam arrancar cartões aos seus adversários.

Resumindo, uma derrota com sabor amargo pois mesmo com uma táctica de lançamentos em profundidade, o G.D. Marinhais teve uma postura bem ofensiva, sobretudo na segunda parte, tendo feito por merecer o empate. O Mindense, uma equipa com um misto de jogadores experientes com outros bem jovens, mas que mostrou um conjunto que sabe jogar à bola. Foi feliz no aproveitar das oportunidades de que dispôs e acabou por vencer este jogo.
A arbitragem esteve num plano aceitável não tendo tido erros de maior exceptuando um fora de jogo que nos pareceu mal tirado ao ataque do G.D. Marinhais que colocaria Ricardo Faria isolado frente ao guarda-redes visitante.

Na próxima jornada o G.D. Marinhais desloca-se ao terreno do Tramagal.