Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 14 de dezembro de 2008

GLÓRIA - 2 / GDM - 0 PRIMEIRO FALTOU A SORTE, DEPOIS FALTOU CABEÇA

Na 11ª jornada do campeonato, Glória e GDM aparecia como o jogo da jornada, não só por ser um derby mas porque também as 2 equipas passavam uma fase boa no campeonato.
A nossa equipa entrou com o 11 que venceu o Meia Via, a saber:

1- Rui Machado
7- José Varela (cap.)
10- Nuno Coisinha
11- "Sereno"
15- Rafael Morgado
17- Hugo Santos
19- Xano
20- Pedro Silva
22- Ricardo Coisinha
23- João Pedro
24- Pedro Paderneira

No Banco:
12- Fábio Monteiro
5- Nuno Duque
6- Vasco Domingues
9- Osvaldo Bastos
13- Roberto Pinheiro
14- Bruno Oliveira
21- Cláudio Silva "Quaresma"

Depois das 2 vitórias consecutivas e sem sofrer golos, a deslocação à Glória revestia-se com alguma ambição de poder fazer cair pela primeira vez o líder isolado do campeonato. Além desse aspecto o nosso GDM tinha apenas uma derrota fora, em casa do líder no momento, o Cercal. Outro pormenor importante era que estava em confronto a 1ª e 3ª melhor defesa do campeonato, embora a diferença classificativa a isso pudesse não indiciar.

O jogo começou mexido e com a nossa equipa a ser a mais expedita, logo aos 2 minutos numa jogada de envolvimento pela direita a bola circulou até à entrada da área sobre o lado esquerdo onde Morgado disparou forte para golo, mas o guarda redes adversário fez uma boa defesa evitando o golo.
O líder do campeonato começou a equilibrar e até aos 12 minutos fez também 2 remates um deles com algum perigo para a nossa baliza.

A partir deste momento o jogo ficou equilibrado a meio campo, embora a Glória jogasse mais com a posse de bola e a nossa equipa em ataques mais rápidos e objectivos. Foi com este mote que veio um dos momentos do jogo, Varela arrancou pela esquerda e fez um passe rasgado para o centro direita onde isolou "Sereno", este na cara do guarda redes não conseguiu fazer o mesmo que a jornada passada, sendo o guarda redes da glória outra vez determinante na oportunidade mais soberana de todo o jogo. Este foi um momento (21 minutos) importante porque daria a vantagem à nossa equipa, que, concerteza, ganharia uma tranquilidade diferente.
Quem não marca sofre, e o desequlibrio aconteceu do lado esquerdo do ataque da Glória, a nossa equipa facilitou na entrada pela esquerda e depois dentro da área, a bola sobrou para um adversário que fez o golo sem hipótese para Rui Machado, que até então pouco trabalho tinha tido. Estavam decorridos 32 minutos, até ao intervalo a nossa equipa, mais uma vez sentiu o golo e não foi a mesma, por seu turno a Glória aproveitou para jogar mais perto da nossa baliza causando alguma dificuldade ao nosso último reduto. Nós o mais que conseguimos foram 2 livres descaídos pela direita batidos ao 2º poste onde faltou escassos centímetros aos nossos atletas para realizar o cabeceamento.

Ao intervalo o resultado era penalizador para as nossas cores, mas marcava a diferença na concretização das duas equipas.
A nossa equipa técnica mexeu, retirou "Sereno" e Paderneira e lançou "Quaresma" e Osvaldo, fazendo avançar Varela, passando Morgado a jogar mais na frente.

Assim a 2ª parte começou melhor para a nossa equipa mas pouco incomodou o guarda redes contrário. O adversário geriu os primeiros 15 minutos e equilibrou as operações começando a rondar novamente com insistência a nossa área.
62 Minutos, 2º momento importante para a nossa equipa, livre ainda longe da baliza da Glória, Varela disparou com força levando a bola à barra da equipa da Glória, na confusão Osvaldo não consegue o remate acabando o lance com a bola nas mãos do guarda redes contrário. Não se conseguiu empatar o jogo e chegou o momento final do jogo aos 67 minutos, lance de ataque pela esquerda da equipa da Glória que acaba em cruzamento, Rui Machado sacudiu com uma palmada e, Cláudio Silva, tenta jogar de frente com um colega mas a bola ressalta para o tronco, o árbitro, pressionado pelos pedidos no campo, assinala grande penalidade. Ricardinho (talvez, o melhor em campo) aproveitou e fez o 2º golo. Este acabou por ser um momento determinante, o penalti mal assinalado fez a nossa equipa perder o discernimento e a cabeça nunca mais se encontrando, facilitando o ataque adversário que deste momento até ao final teve então várias hipóteses de aumentar a vantagem valendo nessa altura o nosso guarda redes, Rui Machado.

Assim sendo a vitória acaba por ser justa para o líder do campeonato que marcou nos momentos certos e soube gerir e comandar quase sempre o jogo a meio campo, impondo os ritmos certos consoante as necessidades. A nossa equipa acaba por sair penalizada por não marcar quando teve oportunidade o que daria vantagem no marcador ou o empate nesses mesmos momentos, nem teve a cabeça necessária para após o 2º golo se manter no jogo por mais tempo, podendo nessa altura ser o resultado mais penalizador.

A equipa de arbitragem teve uma prestação razoável. Cometeu os erros normais de qualquer jogo, contudo a marcação da grande penalidade acabou por ter sido influente já que nos tirou a hipótese de, na altura, continuar a lutar por outro desfecho no jogo. Em termos disciplinares geriu muito bem o jogo mostrando apenas 2 amarelos, um para cada equipa. É verdade que os jogadores não complicaram e tiveram quase sempre uma postura disciplinada dentro das 4 linhas, mas a equipa de arbitragem também não quis complicar e soube controlar todas as situações de jogo, coisas que por vezes não acontece.

Próxima jornada, última do ano civil, jogo complicado em casa com o Goleganense esperando que esta derrota com o líder não afecte o bom momento que a equipa atravessava e que, depois da 1ª vitória em casa na jornada anterior ao fim de 5 jogos, a nossa equipa consiga continuar a ganhar no nosso campo.

2 Comments:

  • At segunda-feira, 15 dezembro, 2008, Blogger Balhana said…

    resalta para o tronco? não foi o ke ouvi o prof. mário e o sr. rogério dizer. eu estava ao pé do banco e concordo com eles, o domínio até foi com os 2 braços... azar ou falta de jeito... mas pronto, fika bem falar do árbitro. força gdm, bem precisam...

     
  • At sábado, 10 janeiro, 2009, Blogger Unknown said…

    isso sim.não é como as DESCULPAS DO PALERMA DO dr house.que nunca foi nada no GDM.SÓ OPORTUNISTA E PARA SE TORNAR NOTADO POIS (COITADO)....

     

Enviar um comentário

<< Home