Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

sábado, 30 de agosto de 2008

PLANTEL SENIOR DEFINIDO

Embora com 26 jogadores, a equipa técnica busca ainda mais um reforço para o meio campo, sector que necessitava de maior experiência...

No entanto, os jogadores continuaram a tentar dignificar a camisola do clube, como o tem feito nas últimas 2 edições, mesmo contra algumas adversidades caseiras que são habitual. A equipa encontra-se motivada para tentar melhorar a sua prestação no campeonato, agora com mais um ano de experiência, embora outros adversários, como a Glória e o Barrosense, tenham-se reforçado significativamente.
Assim, no próximo ano o nosso plantel será o Seguinte:
  1. Rui Machado (ex-Santanense) (Guarda-Redes)
  2. Miguel Bernardino (Médio)
  3. Vítor Padinha (ex-Samora Correia) (Defesa)
  4. João Leitão (ex-Júnior SL Cartaxo) (ainda Júnior) (Defesa)
  5. Nuno Duque (Médio)
  6. Vasco Domingues (Médio)
  7. José Varela (capitão) (Médio)
  8. Édi Reis (Médio)
  9. Osvaldo Bastos (Avançado)
  10. Nuno Coisinha (Médio)
  11. Bruno Mendes (Defesa)
  12. Nuno Fernandes (Guarda-Redes)
  13. Ricardo Possante (Defesa / Médio)
  14. Jorge Azevedo (Médio)
  15. Rafael Morgado (Avançado)
  16. Manuel Silva "Gigio" (Defesa)
  17. Hugo Santos (Defesa)
  18. Ricardo Faria "Petro" (Avançado)
  19. Alexandre Silva "Xano" (Defesa)
  20. Pedro Silva (Defesa)
  21. Cláudio Silva (Defesa)
  22. Ricardo Coisinha (Defesa / Médio)
  23. João Pedro (Defesa)
  24. Pedro Paderneira (ex-Samora Correia) (Médio)
  25. Paulo Venâncio (Médio)
  26. João Baranda (ex-Mafra) (Guarda-Redes)

3º Jogo Treino - AREPA - 5 / GDM - 0

Terceiro jogo de treino, mais um com uma equipa da 1ª divisão, desta vez no Porto Alto.

Foi mais um jogo para experimentar situações mas, desta vez, com uma equipa com grande dinâmica versus a apatia e demasiado erros que fizeram dilatar a vantagem do primo divisionário.

Na 1ª parte o jogo decorreu quase sempre para a nossa baliza. Embora sofrendo durante os primeiros 45 minutos apenas 1 golo, a verdade é que a nossa equipa que até defendeu razoavelmente bem, não conseguiu ter a posse de bola, nem conseguir sair a jogar tendo os nossos avançados corrido muito mas sem que a bola chagasse em condições.

A 2ª parte começou com uma equipa quase nova e com o 2º golo da AREPA, uma desatenção da nossa defesa deitou tudo a perder e a equipa da casa chegou ao 2º golo. A partir deste momento o jogo, embora sempre dominado e controlado pela AREPA, acabou por estar mais "partido", menos táctico e mais aberto. Aqui podíamos ter chegado ao golo de honra mas a verdade é que não conseguimos e nos últimos 20 minutos mais 3 golos apareceram para a equipa já mais rotinada.

De salientar que foram utilizados 25 dos 26 jogadores que, para já, começará a época sendo 19 atletas da época passada. A utilização também de muitos jogadores de certeza que também não ajudou a manter um nível constante devido às consecutivas alterações feitas.

A equipa voltou ao trabalho na 6ª Feira, tendo a apresentação marcada para Domingo contra o Sanjoanense (São João Talha).

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

2º Jogo Treino – Moçarriense 0 / GDM 0

No final da 1ª semana de treinos dos seniores do GDM, a equipa realizou um segundo jogo de treino na Moçarria, equipa que irá militar na 1ª Divisão Distrital.

A equipa de Marinhais, ainda com muita gente de férias e outros jogadores à experiência, começou o jogo equilibrando as coisas a meio-campo, contudo, aos poucos, a equipa da casa começou a tomar conta do jogo e passou a pisar os terrenos mais perto da nossa área. Até aos 20 minutos as situações criadas pela equipa da casa foram sendo anuladas pela defesa do GDM ou pelo guarda-redes, Nuno Fernandes, que se mostrava atento e expedito nas suas intervenções. A partir daqui o equilíbrio voltou à partida tendo as melhores ocasiões saídas dos pés do nosso jogador, Miguel Bernardino, que com 2 remates descaídos pelos flancos atirou ambos a centímetros do poste, sempre com o guarda-redes batido.

Depois de algumas alterações durante a 1ª parte e outras ao intervalo, a equipa técnica do GDM continuou a observar e a experimentar algumas situações durante toda a 2ª parte. Ao inicio e, durante os primeiros dez minutos, a nossa equipa mostrou-se algo dominadora relativamente à equipa contraria que tinha alguma dificuldade em voltar a entrar no jogo mas, tal como na 1ª parte, o jogo voltou ao equilíbrio a meio-campo com muitos lances disputados com alguma virilidade. A meio da 2ª parte a condição física foi determinante e a nossa equipa ( a acabar a 1ª semana de trabalhos) começou a perder o meio campo no entanto as 3 semanas de trabalho que levava o adversário não foi suficiente para tomar conta do jogo e este ficou completamente “partido” até ao apito final. Neste espaço de tempo, um golo anulado para cada equipa, mais um lance anulado à nossa equipa, por fora-de-jogo (algo duvidoso), com Gigio numa boa posição para fazer golo e com Ricardo Faria (“Petro”) a atirar à barra depois de um bom passe de Osvaldo Bastos.

Jogaram de início:
Nuno Fernandes
Bruno Mendes
Leitão
Vítor Padinha
Xano
Hugo Santos
Édi Reis
Paderneira
Manuel Silva “Gigio”
Miguel Bernardino
Osvaldo Bastos

Jogaram ainda:
Rui Machado
João Baranda
Ricardo Faria “Petro”
Paulo Venâncio
João Pedro
Jorge Azevedo
José Varela
Cláudio Silva “Quaresma”
A equipa volta ao trabalho esta segunda feira, treinando depois terça e sexta-feira no nosso campo e tendo jogo de treino no Porto Alto na quarta-feira. Domingo apresentação com a equipa da Sanjoanense (São João da Talha), ambas as equipas da 1ª divisão, uma de Santarém outra de Lisboa.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

1º Jogo de treino - GDM - 1 x AREPA - 3

Realizou-se ontem o primeiro jogo de treino da equipa sénior do GDM, versão 2008/2009.
O adversário foi a AREPA (Porto Alto), equipa que disputará o campeonato da 1ª divisão da A.F. Santarém desta época.
É um adversário com mais treinos "nas pernas", comparando com o GDM que ainda só tinha realizado 2 treinos.
O jogo iniciou-se bastante equillibrado com as duas equipas a demonstrarem bastante vontade em mostrar serviço, praticando um futebol bastante rápido e fresco.
Ao longo da 1ª parte a AREPA foi dominando um pouco mais o jogo e conseguiu atirar duas bolas aos postes da baliza do GDM. As substituições no GDM foram sendo feitas, vários testes mudando jogadores, alterando posições, ou seja, efectuando-se aquilo para que servem estes jogos. Mas mesmo assim o GDM demonstrava sempre vontade em disputar o jogo pelo jogo.
Perto do intervalo a AREPA adiantou-se no marcador numa falha de marcação na sequência de um canto. Um avançado visitante marcou ao 1º poste, antecipando-se ao seu marcador.
Na 2ª parte o jogo manteve quase sempre a mesma toada, mas com o GDM a desperdiçar algumas situações de contra-ataque com vantagem ofensiva. Numa dessas ocasiões, e após alguma confusão na área, Morgado empatou a partida.
Pouco tempo depois, a AREPA voltou a marcar num excelente golo. Jogada pela esquerda do seu ataque, o avançado tirou rapidamente o defesa da frente e rematou forte ao 1º poste não dando hipótese a um dos novos guarda-redes do GDM. Um jovem de 38 anos mas com muita experiência de futebol, até ao nível dos nacionais.
Morgado ainda desperdiçou mais uma oportunidade, isolado frente ao guarda-redes, permitindo a defesa deste e não conseguindo novo empate.
Ao finalizar a partida, novo canto e nova falha defensiva ao 1º poste que originou o 3º golo dos visitantes.
Em resumo, uma partida em que o resultado foi o menos importante mas que serviu para o treinador do GDM analisar o estado dos seus jogadores, testar os reforços deste ano (alguns com bons pormenores) e tentar dar ritmo e entrosamento a todo o grupo.
Se pensarmos que ainda faltam alguns jogadores da época passada que ainda estão em período de férias e que este ano é uma continuação do trabalho da época passada, o GDM pode muito bem ter uma prestação mais digna do nome do clube.
Com o conhecimento de todos os atletas maior, os métodos de trabalho da equipa técnica mais assimilados, o GDM fará certamente uma boa época.
Uma palavra para os dirigentes da A.F. Santarém que continuam com os modelos de campeonatos da época passada (3 escalões de equipas mesmo com as várias desistências de clubes por falta de condições para competir). Esta 2ª divisão distrital, só com uma série, fará com que as equipas viajem por todo o distrito, com elevados custos de deslocações, situação que dificultará a vida a todas as equipas.
Parece-me que seria muito melhor haver só 2 escalões, jogos mais concentrados geográficamente, por forma a dar melhores condições aos clubes.
Não será de estranhar, com todas estas situações, que nem a capital de distrito, Santarém, conta com uma equipa sequer no campeonato distrital.
Penso que a A.F. Santarém ainda iria a tempo de repensar esta época e organizar melhor este modelo de campeonatos. Tem a palavra a A.F. Santarém.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FUTEBOL JUVENIL JÁ TRABALHA

Também o Futebol Juvenil já trabalha com vista a próxima época. Assim, na passada 4ª feira, houve uma 1ª reunião de treinadores com o objectivo de se preparar o arranque da pré época desportiva de todos os nossos escalões.
Há a referir para já, a participação da nossa equipa de Juvenis, no torneio do UA Povoense que vai contar ainda com a presença do Sporting e Casa Pia, no fim de semana de 27 e 28 de Setembro, mostrando assim alguma contrapartida do trabalho desenvolvido no ano transacto pelas nossas camadas jovens.
Os Juniores contam também, neste momento, com um jogo de treino agendado para 4 de Outubro em Samora Correia.
Relativamente aos restantes escalões ainda não existem jogos de treino marcados, mas com o início de Setembro começaram a aparecer agendados os diversos jogos.

As equipas técnicas das camadas jovens contam neste momento com 6 equipas existindo 2 técnicos por equipa e, pela 1º vez no nosso clube, com 4 pessoas habilitadas com curso de treinadores, tendo um deles o nível 2 (Joaquim Caseiro) e outro licenciado na opção de futebol pela Universidade de Desporto de Rio Maior (Vítor Padinha). Os restantes elementos técnicos serão quase 100% da nossa freguesia salientando-se a continuidade da colaboração de jogadores dos seniores aos nossos jovens agora reforçada com o assumir da equipa de Infantis por parte do nosso atleta Gigio – Manuel Silva – sendo ele um dos outros 2 elementos com curso de treinadores.

Desta forma as equipas técnicas serão as seguintes:

Quanto ao início da época e dos campeonatos estão referidos no quadro em baixo, para os diversos escalões.



A todos os jovens apareçam para dignificar o nosso clube, aos associados colaborem venham apoiar os nossos jovens.

FUTEBOL SÉNIOR - O REGRESSO

Os seniores do GD Marinhais vão voltar ao trabalho no próximo dia 18 de Agosto pelas 20 horas. O plantel, ainda não está definido mas mantêm-se com a base do ano anterior podendo haver o regresso de um ou outro elemento da terra.

Aguarda-se ainda que durante a 1ª semana alguns jogadores apareçam para integrar o plantel. Contudo, o plantel ficará no máximo com 24 atletas, sendo que 3 deles sejam guarda-redes.


Estão agendados 5 jogos de treino, tudo com equipas da divisão superior sendo o 1º logo na 4ª feira dia 20, treino que vai possibilitar o visionamento de alguns jogadores à experiência.
Assim, as primeiras semanas de treino têm a seguinte “história”: