Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 18 de janeiro de 2009

15ª Jornada - G.D. Marinhais - 1 x Caxarias - 1

Realizou-se hoje mais uma jornada deste campeonato da 2ª divisão distrital em que o G.D. Marinhais recebia o Caxarias.

O G.D. Marinhais iniciou a partida com:
Rui Machado
Xano
Pedro Silva
Varela (capitão)
Quaresma
Hugo Santos
Nuno Coisinha
Bruno Mendes
Morgado
Osvaldo
Pederneira

No banco ficaram:
Fábio Monteiro
Sereno
Nuno Duque
João Pedro
Vasco Domingues
Bruno Oliveira

Num domingo chuvoso e frio a equipa que melhor entrou no jogo foi a equipa visitante, o Caxarias. Começou a impor o seu jogo, mais musculado e pressionante, utilizando a constituição física da maioria dos seus jogadores que ia conseguindo sobrepor-se aos jogadores da casa.
Toda a 1ª parte foi muito disputada a meio-campo com maior domínio dos visitantes, não conseguindo o G.D. Marinhais assentar o seu jogo e sair em ataque.
A equipa da casa ia mesmo assim controlando os ataques do Caxarias, com Varela, adaptado a defesa central, a comandar a sua defesa. Exibiu-se em bom plano, tendo em conta que não estava a actuar no seu lugar habitual.
As ocasiões de golo eram nulas para qualquer das equipas e o G.D. Marinhais só conseguiu sobrepor-se ao seu adversário na parte final do primeiro tempo deste encontro. Mas as oportunidades de golo eram inexistentes em qualquer das balizas.
Chegava-se então ao intervalo com o nulo no marcador.

Para a 2ª parte o encontro começou um pouco mais aberto. O G.D. Marinhais conseguia pressionara mais alto e sair mais rapidamente para o ataque, mas o Caxarias também conseguia responder. Exemplo disso foi um lance de ataque dos visitantes que foi cortado por Hugo Santos e que ia traindo o seu guarda-redes, pois a bola ainda raspou na barra da baliza.
Mas depressa o encontro voltou à toada da 1ª parte com muito jogo físico a meio-campo.
Aos 28 minutos o Caxarias adiantou-se no marcador numa abertura para as costas da defesa da casa, em que os jogadores do G.D. Marinhais ficaram, erradamente, à espera que fosse marcado fora de jogo. O avançado do Caxarias isolado frente ao guarda-redes Rui Machado não desperdiçou fazendo o 0-1.
Pouco depois o G.D. Marinhais substituiu Bruno Mendes por Sereno, tentando dar frescura ao lado direito do seu ataque.
Os minutos que se seguiram foram de alguma dificuldade dos da casa em responder à desvantagem mas a pouco e pouco começaram a criar maior supremacia sobre o seu adversário empurrando-o para o seu meio-campo.
Assim, aos 38 minutos e num livre lateral do lado direito do ataque, Varela centrou para o 2º poste onde Pederneira livre de marcação e já na pequena área empurrou de cabeça para o golo do empate.
Ainda se pensou que nos minutos que restavam o G.D. Marinhais pudesse chegar à vantagem, tendo em conta a boa reacção dos homens da frente sempre liderados por Osvaldo mas tal não aconteceu.

Em resumo, um jogo nem sempre bem jogado onde o Caxarias conseguiu impor o seu estilo de jogo (sobretudo físico) e com um G.D. Marinhais uns furos abaixo do que sabe e consegue fazer, talvez fruto das muitas ausências no plantel.
Chegou-se assim a um resultado que se aceita, tendo em conta que as oportunidades de golo criadas foram as que resultaram nos golos das duas equipas.
Uma palavra para a equipa de arbitragem que efectuou um trabalho sem qualquer coisa a apontar. Pena não serem todos os árbitros como estes. Souberam respeitar e fazer-se respeitar pelos jogadores, controlando assim a totalidade do encontro. Muito bem!
Próxima jornada, deslocação do G.D. Marinhais a Coruche para defrontar os Amigos do Coruchense.