Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 1 de fevereiro de 2009

17ª Jornada - G.D. Marinhais - 0 x Atl. Pernes - 4

Realizou-se hoje a 17ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão da A.F. Santarém.
O G.D. Marinhais recebia o Atlético Pernes. Defrontavam-se os dois últimos classificados deste campeonato, com os mesmos pontos. Jogava-se então a fuga ao último lugar.
O G.D. Marinhais iniciou a partida com:
Rui Machado
Xano
Pedro Silva
Padinha
Varela
Hugo Santos
Nuno Coisinha
Nuno Duque
Morgado
Osvaldo
Pederneira

No banco ficaram:
Fábio Monteiro
Bruno Mendes
Quaresma
Bruno Oliveira
Jorge Azevedo
A partida iniciou-se numa toada de equilíbrio e muita disputa a meio-campo. Aliás, este tipo de jogo estendeu-se por praticamente todo o encontro, apenas rasgado por alguns contra-ataques mas sobretudo pelos golos dos visitantes.
Aos 10 minutos, Nuno Duque desperdiçou uma excelente oportunidade quando se conseguiu isolar numa jogada de insistência do ataque da casa. O guarda-redes contrário efectuou uma boa defesa. Na sequência do canto, bola no poste da baliza do Atl. Pernes.
Como quem não marca costuma sofrer, o dia de hoje não fugiu à regra.
Aos 15 minutos, num pontapé de ressalto do ataque visitante, a bola dirigiu-se mesmo ao canto superior direito da baliza de Rui Machado que não teve qualquer hipótese de defesa, tal a surpresa do remate.
O G.D. Marinhais tentava reagir a este golo mas encontrava uma equipa bem posicionada na defesa e com um meio campo batalhador. Relembre-se que o G.D. Marinhais vinha de uma derrota muito pesada e começar o jogo a perder não era a melhor forma de reagir.
Assim, aos 25 minutos da 1ª parte, numa jogada pela esquerda do ataque do Atl. Pernes, Nuno Coisinha foi infeliz ao tentar cortar o centro e fez um auto-golo que dilatava a vantagem forasteira.
Perto do intervalo, Pederneira era substituído por Quaresma. O avançado da casa saiu apresentando queixas ao nível físico.
A 1ª parte chegava ao fim sem mais motivos de registo.
Assim os visitantes chegavam a vencer por dois golos nas duas oportunidades de que dispuseram.
Para a segunda parte, O G.D. Marinhais voltava a mexer na equipa, saindo Nuno Duque e entrando Bruno Mendes.
A equipa da casa mostrava ter vontade em reagir, pressionando com mais força o seu adversário e dispôs de uma excelente oportunidade por Morgado que, à entrada da pequena área, não conseguiu desviar para golo um centro de Varela.
Mais uma vez uma boa entrada em jogo da equipa da casa e mais uma vez se iria verificar a velha máxima que ocorreu na 1ª parte. Pouco depois o Atl. Pernes beneficiava de uma grande penalidade. Da marcação, Rui Machado quase chegava à bola mas não conseguiu evitar o 0-3.
Este golo afectou bastante a equipa de Marinhais e o ritmo de entrada nesta segunda metade do jogo não voltou a repetir-se.
O jogo continuou na toada de disputa a meio-campo sem nunca chegar a qualquer das balizas.
Excepção a isso foi um remate de fora da área de Morgado que passou bem perto da barra da baliza contrária.
À passagem da meia hora, num centro-remate de um jogador visitante da esquerda, Rui Machado defendeu para a frente e um avançado do Atl . Pernes apenas teve de empurrar para o quarto golo da sua equipa.
Até final o G.D. Marinhais tentava ir buscar forças e motivação para pelo menos o tento de honra mas tal não se veio a verificar.
Já nos descontos, um equívoco do árbitro da partida (que esteve em muito bom plano durante todo o jogo, bem como os seus auxiliares) que prejudica o G.D. Marinhais para os próximos jogos.
Numa falta atacante assinalada favorecendo o G.D. Marinhais, a defesa marca a falta e começa a jogar. O árbitro manda repetir, entendendo que a mesma não tinha sido marcada.....
Dos protestos dos jogadores da casa, Padinha recebeu ordem de expulsão por palavras ao árbitro. Do que foi visto, não parece que tenha havido exagero nas palavras. O que ficou bem patente foi a falta de atenção do árbitro que não viu que a falta já tinha sido marcada.
Se aos jogadores se pede atenção constante, aos árbitros essa atenção exige-se.
Mas como estamos no futebol distrital........
Em resumo, um jogo que ficou marcado pelos 4 golos dos visitantes, nas únicas oportunidades criadas. Também ficou marcado pela praticamente ausência de defesas dos guarda-redes. Todo o jogo foi disputado no meio-campo com superioridade das defesas sobre os ataques.
Mas o que fica para a história é a derrota da equipa da casa, se bem que por números muito exagerados.
Na próxima jornada o G.D. Marinhais folga deslocando-se na jornada seguinte a Bemposta.
Como última nota fica o registo da presença do programa televisivo Liga dos Últimos da RTP que acompanhou todo o encontro, bem como efectuou diversas entrevistas. Um programa que passará brevemente.