Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

segunda-feira, 6 de abril de 2009

GOLEGANENSE - 3 / GDM - 1

FOI O ESPELHO DA ÉPOCA

Nesta deslocação ao Municipal da Chamusca para jogar com o Goleganense, de salientar a comparência da claque "Blue Pig" que animou as hostes nas bancadas deste estádio com excelentes condições.

A nossa equipa mesmo em último, mas na série mais positiva de resultados deste últimos 3 anos, 3 jogos sem perder (2 vitórias e um empate com o já campeão Glória), tinha neste jogo um bom teste para ver se a equipa continuava na senda dos bons resultados e uma oportunidade de deixar o último lugar.

Assim, o GDM apresentou:
1- Rui Machado
3- Vítor Padinha
7- José Varela
9- Osvaldo Bastos
10- Nuno Coisinha (cap.)
11- Bruno Mendes (Cláudio Silva - 74')
14- Jorge Azevedo (Nuno Duque - 82')
17- Hugo Santos
19- Xano
23- João Pedro (Rafael Morgado - 72')
24- Pedro Pederneira

No Banco:
12- Fábio Monteiro
5- Nuno Duque
15- Rafael Morgado
20- Pedro Silva
21- Cláudio Silva


O jogo começou com o protagonista do jogo, o árbitro, a causar grandes transtornos à nossa equipa. Foram 10 minutos em que apitou muito e sempre contra nós, deixando a nossa equipa intranquilo neste inicio de jogo em que o piso sintético já era, como noutros jogos, motivo suficientemente difícil para a adaptação ao mesmo. Passados esses 10 minutos complicados para nós, a equipa começou a tranquilizar e começou os 10 minutos contrários, com o mesmo protagonista a virar o "bico ao prego", agora era tudo contra o Goleganense. Nestes primeiros minutos foi valendo algum discernimento dos jogadores de ambas as equipas para o jogo continuar sem incidentes de maior, mas a verdade é que o árbitro não ajudava. O jogo foi decorrendo, repartido a meio-campo, embora com um ligeiro ascendente da equipa da casa. Aos 25 minutos, num lance rápido pelo meio da nossa área um jogador adversário tem um "choque" com o nosso guarda-redes, Rui Machado, lance duvidoso, ambas as equipas pediam falta, mas o árbitro mandou seguir e deu pontapé de canto para o Golegã. Aos 28 minutos a 1ª oportunidade de golo para o GDM, numa boa jogada pela direita, Xano consegue ganhar a linha e cruzar, Osvaldo no centro da área aparece em velocidade mas não consegue dar o toque final para o fundo da rede, passando a bola por toda a área adversária até sair do lado contrário. Como veio acontecendo ao longo da época, a seguir a uma oportunidade de golo falhada por nós vem o golo adversário. 29 minutos canto da esquerda, um adversário ganha nas alturas, a bola é cabeceada à barra e sobra para um adversário finalizar com êxito. Estava feito o 1º golo e o resultado da 1ª parte.

No reatamento a nossa equipa, tal como nos jogos anteriores, veio do balneário com disposição para mudar o resultado e logo aos 3 minutos, Osvaldo, podia ter empatado o jogo, foge muito bem a 2 adversário caminha para a baliza com a bola mas o remate sai junto ao poste mas pelo lado de fora. Não se fez o empate mas este lance empolgou a equipa para 20 minutos onde remeteu o adversário ao seu reduto com poucas hipóteses de se libertar. Nesta altura, João Pedro, viu-lhe negado, pelo guarda redes contrário, outro lance de golo e mais 2 situações em que a bola, dentro da área, com alguma confusão à mistura não foi rematada com êxito pelos nossos jogadores. Para continuar o seu protagonismo, nestes instantes, o árbitro, bem posicionado, não viu uma mão na bola dentro da área, de um jogador da casa, quando Vítor Padinha e Pedro Pederneira, estavam por perto e com hipóteses de ficar com a bola numa posição favorável a rematar à baliza com êxito.
Foi o nosso canto do cisne, quando continuávamos a dominar e contra a corrente do jogo na 2ª parte, numa tentativa de sair para mais um ataque uma perda de bola para o adversário que lança nas costas de Xano um companheiro ficando este na cara de Rui Machado e fazia assim o 2-0.
Este golo (aos 67 minutos) acabaria um pouco com o jogo, uma vez que com tanto domínio nesta altura e com oportunidades para empatar o adversário aumenta a vantagem e faz quebrar um pouco a ambição de um resultado positivo.
No entanto a frescura física não era a melhor para ambos os lados nesta fase e, com as alterações introduzidas, o jogo ficava mais partido. Os jogadores entrados traziam alguma frescura e arrogância o que permitia acreditar que era possível reduzir a desvantagem, mas aos 79 minutos num ataque nosso pela esquerda a bola é perdida junto à área adversária, sem ninguém na cobertura a bola é lançada sobre a direita do Goleganense com um atleta seu a cruzar e no 2º poste um outro a finalizar para o 3-0, que era um castigo muito grande para a nossa equipa nesta altura. Até final pouco mais existe para dizer, o jogo estava resolvido e foi esperar pelo apito final, contudo ainda se chegaria ao tento de honra, num pontapé de Varela à entrada da área depois de uma tabela com Morgado.

Em conclusão, a equipa não esteve bem, pelo menos como tinha estado nos últimos 5 jogos, contudo se o resultado ao intervalo poderia estar certo a 2ª parte foi enganadora e poderíamos ter obrigado o adversário a trabalhar bastante mais se quisesse obter este resultado.

Para a semana o campeonato interrompe, estando a última jornada marcada para o dia 19, onde a nossa equipa acaba o campeonato frente à Barrosa, com a curiosidade de saber se o resultado permitirá sair ou não do último lugar.