Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 8 de março de 2009

22ª Jornada - G.D. Marinhais - 2 x Tramagal S.U. - 0

Realizou-se hoje a 22ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão da A.F. Santarém. Em Marinhais defrontavam-se o G.D. Marinhais e o Tramagal S.U., equipas do fundo da tabela classificativa. Ao Marinhais interessava somente a vitória para ainda poder sonhar com a fuga ao último lugar.

O Marinhais iniciou a partida com:
Rui Machado
Xano
Padinha
Roberto Pinheiro
Bruno Mendes
João Pedro
Jorge Azevedo
Varela (capitão)
Nuno Coisinha
Ricardo Coisinha
Morgado

No banco ficaram:
Fábio Monteiro
Bruno Oliveira
Edi
Pederneira
Quaresma
Hugo Santos

Os primeiros minutos da partida mostrava um Tramagal mais pressionante, a não deixar o Marinhais sair do seu meio-campo, mas sem nunca incomodar o guarda-redes da equipa da casa.
A partir do quarto de hora, o Marinhais começou a reagir e a sacudir a pressão contrária. Varela tentou o remate de fora da área, demonstrando a vontade da equipa da casa em começar a causar problemas à defesa de Tramagal.
Pouco depois, o mesmo Varela arrancou outro remate de longe, mas desta vez a bola passou bem perto da baliza dos visitantes.
Aos 21 minutos, foi a vez de Morgado procurar ser feliz, Mas acertou na barra, após cabeceamento a centro de Xano.
À passagem dos 28 minutos verificou-se o 1º remate do Tramagal, que apesar de ter mais domínio de bola, nunca concluía as suas jogadas de ataque.
Pouco depois, em mais um jogada da direita do ataque dos da casa, Morgado respondeu a um centro de Ricardo Coisinha mas não conseguiu concluir o remate que foi bem cortado por um defesa contrário.
Perto do intervalo e na sequência de um lance em falta sobre Varela, o árbitro ajuízou precisamente o contrário. Este lance causou alguma desatenção na equipa da casa e na marcação rápida da falta, o Tramagal poderia ter inaugurado o marcador mas o remate à entrada da área saiu ao lado.
Chegava-se então ao intervalo com o nulo no marcador.

A segunda parte começou mais ou menos como a primeira com os visitantes a pressionar mais alto a equipa do Marinhais. Mas a resposta dos da casa verificou-se mais cedo e novamente Varela respondeu a uma solicitação de Morgado com um remate que passou rente ao poste esquerdo da baliza do Tramagal. Era o pronúncio do golo inaugural que se verificou pouco depois.
Centro da esquerda, Ricardo Coisinha na área toca de cabeça para trás onde, no coração da área, apareceu o seu irmão Nuno que rematou para o 1º golo do Marinhais.
Um golo muito comemorado pelos jogadores que viam o seu esforço, não só deste jogo mas também dos últimos, a ser premiado.
O jogo continuou na mesma toada, com o Tramagal a ter mais bola mas com o Marinhais a controlar completamente as tentativas dos seus adversários.
À passagem da meia hora, Morgado apareceu isolado na área, a centro de Pederneira( que entretanto tinha entrado para o lugar de Jorge Azevedo), mas não conseguiu dominar a bola que o deixaria em excelentes condições de voltar a marcar.
O Marinhais voltou então a mexer na sua equipa, entrando Edi para o lugar de Morgado.
Pouco depois, o árbitro que até então vinha rubricando uma boa exibição, quis entrar também na história deste jogo. Numa jogada em que Ricardo Coisinha é "pressionado" por trás, no seguimento da jogada e junto à linha lateral, este respondeu com alguma dureza é certo, tentando chutar a bola. É certo que não acertou na bola e sim no seu adversário mas nunca seria um lance de agressão, como entendeu o árbitro da partida. No seguimento dos protestos, o defesa central do Tramagal, nº 7 nas costas, envolveu-se em acesa discussão com Ricardo Coisinha e cuspiu na cara deste. Outra situação que passou sem a respectiva sanção disciplinar. O arbitro pode alegar não ter visto nada mas o seu adjunto do lado dos bancos de suplentes estava bem de frente para o lance e apenas não quis ver o que se passou. Lamentável!
Os minutos que se seguiram foram de maior pressão do Tramagal à qual o Marinhais respondia com um sacudir enérgico dessa pressão. Mas diga-se que o Tramagal continuou a não importunar o Guarda-redes Rui Machado à excepção de um lance em que o seu avançado apareceu solto na direita e atirou ao lado da baliza só com o guarda-redes pela frente.
Já nos descontos, o Marinhais aumentava a vantagem numa pura jogada de contra-ataque em que Bruno Mendes centrou da esquerda. A resposta a este centro por parte do defesa esquerdo do Tramagal não foi nada a melhor e cortou contra um seu colega ressaltando a bola para um auto-golo beneficiando a equipa da casa.
Chegava-se então ao final da partida.

Resumindo, uma vitória merecida do Marinhais que entregou o domínio da bola ao seu adversário mas nunca deixou de controlar as operações. Quando saía para o ataque era sempre com maior perigo, marca disso foram as oportunidades criadas. Mas não se pode deixar de referir que o resultado peca por excesso. A margem mínima seria mais condizente com o que se passou.
Uma palavra para o trio de arbitragem que poderia ter feito uma excelente exibição e acabou por manchar o seu trabalho com aquela situação de expulsão de Ricardo Coisinha e consequente não admoestação do defesa do Tramagal. Não pesou no desfecho final da partida mas deixará a sua marca nos próximos jogos, pois o Marinhais estará privado do seu jogador.
Próxima jornada, deslocação a Meia Via mas só daqui por 2 semanas.