Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 22 de fevereiro de 2009

GDM - 1 / Cercal - 3

ERROS DEFENSIVOS DITAM A DERROTA

20ª jornada com a recepção de um dos actuais 2º classificados, que ainda sonham com a chegada à liderança.

A nossa equipa começou com:
1- Rui Machado
4 - Roberto Pinheiro
6- Vasco Domingues (66' - Jorge Azevedo)
7- José Varela
9- Osvaldo Bastos
10- Nuno Coisinha
11- Bruno Mendes
15- Rafael Morgado (83' - Nuno Duque)
19- Alexandre Silva "Xano"
20- Pedro Silva
23- João Pedro (75' - "Sereno")

No Banco:
12- Fábio Monteiro
5- Nuno Duque
8- "Sereno"
13- Bruno Oliveira
14- Jorge Azevedo
21- Cláudio Silva "Quaresma"

Durante a 1ª parte, O jogo na sua maior parte foi disputado muito a meio o campo com poucas situações de perigo junto das balizas. Contudo, numa fase inicial foi o Cercal que procurou tentar "pegar" no jogo e comandá-lo, no entanto a nossa equipa com um espírito, que não se via à algum tempo, lutava como podia e ia equilibrando as coisas na zona intermediária. Até aos 39 minutos o jogo decorreu neste ritmo, sem oportunidades claras de golo mas com jogadas de ambas as equipas que mostrava intenção em chegar a esse intento.

Os últimos 5 minutos da primeira parte mostraram-se mais empolgantes. A nossa equipa demonstrava alguma vontade de chegar rápido ao intervalo, pois o esforço da luta a meio campo ia deixando algum desgaste, aproveitou esse momento de apatia a equipa visitante para com uma distracção da nossa defensiva conseguir fazer um remate em zona frontal que colocado junto ao poste deu poucas hipóteses a Rui Machado.
Mas 4 minutos depois numa transição rápida Osvaldo ganhou a ala direita colocou no lado oposto onde Rafael Morgado, só com o guarda redes pela frente, tentou passar por este sendo derrubado. Varela ainda ficou com a bola e fez golo, mas o árbitro já tinha apitado para grande penalidade. Não validando o golo e marcada a grande penalidade todos estavam à espera da expulsão do guarda redes contrário, contudo, embora a jogada fosse de golo iminente, tanto é que Varela ainda o fez, o árbitro apenas amostrou amarelo ao guarda redes contrário deixando todos, incluindo os adversários perplexos. No entanto Varela cobrou a grande penalidade com êxito deixando o jogo empatado no intervalo, que era o mais justo.

Na 2ª parte esperava-se que a toada de equilíbrio continuá-se, contudo, novo erro defensivo, deu o 2º golo ao adversário logo no 4º minuto da etapa complementar. Um lançamento de linha lateral bola colocada nas costas da nossa defesa onde "Xano" perde a marcação e Roberto ao tentar compensar deixou também a bola passar por cima, o adversário é que não hesitou e fez o golo.
A nossa equipa acusou o golo e nunca mais conseguiu contrariar o adversário que ia gerindo como podia o jogo e voltou, aos 75 minutos, a aproveitar novo erro defensivo. O GDM teve o lance perfeitamente controlado mas inexplicavelmente voltou a perdê-lo que originou a "machadada" final no jogo.

Até final ambas as equipas tentaram chegar ao golo mas sem êxito.

Resultado final algo exagerado, embora os visitantes tivessem mais bola a verdade é que Rui Machado em todo o jogo fez apenas uma defesa e não muito mais fez o guarda redes contrário. O Adversário teve o mérito de aproveitar os nossos erros defensivos e melhor saber gerir o jogo. A nossa equipa melhorou na atitude e na qualidade de jogo, principalmente na 1ª parte, esperando que se mantenha até final do campeonato.

A equipa de arbitragem não esteve à altura do jogo, onde 2 equipas correctas e onde em nada complicaram a actuação do trio de arbitragem foram este com erros sucessivos e querendo impor-se pelo autoritarismo. Falharam no aspecto técnico com dualidade de critérios e sempre em prejuízo do GDM e disciplinarmente também, principalmente ao não ter expulso o guarda redes adversário e permitir que o adversário jogasse com 11 até final quando deveria ter jogado a 2ª parte inteira com 10 jogadores. De resto não tiveram mais interferência no resultado, fica apenas aquele senão e o não se saber como poderia ser o jogo se o adversário se apresentasse só com 10 no 2º tempo. Fica aqui uma palavra para este trio, que é bastante jovem e de certeza pode fazer muito melhor, com mais concentração e humildade. A competência não escolhe idade e é por esta que se devem impor e não pela prepotência. Tem valor para fazer melhor já que é o 2º jogo que fazem nosso esta época e foi igual.

Próxima jornada deslocação muito complicada a Minde, vamos ver se podemos fazer um resultado diferente.