Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 29 de março de 2009

24ª Jornada - G.D. Marinhais - 0 x S.C.D. Glória Ribatejo - 0

Realizou-se hoje o sempre aguardado derby concelhio entre o Marinhais e a Glória. Desta vez tocavam-se os extremos da tabela classificativa. O último recebia o primeiro e já vencedor deste campeonato.

O Marinhais iniciou a partida com:
Fábio Monteiro
Xano
Bruno Mendes
Hugo Santos
Padinha
João Pedro
Jorge Azevedo
Nuno Coisinha
Varela (capitão)
Morgado
Osvaldo

No banco ficaram:
Nuno Fernandes
Duque
Edi
Quaresma
Pederneira

O Marinhais estreava hoje a titular um guarda redes, com idade ainda júnior, por impedimento do habitual titular por castigo após ter sido expulso na jornada anterior e por Nuno Fernandes ainda não estar totalmente recuperado de lesão que o apoquenta desde o início da época. A curiosidade era ver como se comportaria frente ao líder deste campeonato e sua terra natal. E a verdade é que se portou muito bem, não comprometendo e demonstrando segurança e maturidade. Um valor para o futuro!
A partida iniciou-se em toada de estudo mútuo em que a Glória ia tentando impôr o seu jogo e ganhando superioridade territorial. Jogava com o forte vento que se fazia sentir pelas costas e ia empurrando o Marinhais para o seu meio-campo. A equipa da casa ia tentando controlar o jogo e saindo em contra-ataque para surpreender o seu adversário.
Toda a primeira parte foi jogada desta forma, sem grandes lances de perigo para as duas balizas.
O Marinhais teve dois bons remates de fora da área, um deles por João Pedro a não passar longe da baliza. Morgado, quase no final do 1º tempo, na área conseguiu arranjar um pequeno espaço para rematar à meia volta, mas o guarda redes contrário defendeu bem junto ao seu poste.
Chegava-se assim ao intervalo com um 0-0 que se ajustava ao que vinha acontecendo.

A segunda parte trouxe um Marinhais que, jogando agora a favor do vento, tentava usar a velocidade dos seus homens da frente, para chegar ao golo. E no primeiro quarto de hora isso esteve bem perto de acontecer por várias vezes.
Osvaldo, a passe de Varela, conseguiu isolar-se frente ao guarda redes da Glória mas não conseguiu finalizar em golo após uma boa mancha do seu adversário.
Pouco depois, mais uma boa jogada de Varela pela direita a centrar atrasado e no coração da área, de novo Osvaldo a poder marcar. Tirou um adversário da frente e rematou mas a bola caprichosamente embateu no poste e teimou em segurar o empate. Na recarga Varela atirou para fora.
Depois foi Osvaldo novamente pela direita a centrar rasteiro ao primeiro poste onde Morgado quase que se antecipava ao defesa e por pouco não inaugurava o marcador.
Foram uns minutos em que a Glória estava sem reacção perante um Marinhais a pressionar muito forte e que parecia que iria chegar à vantagem.
Mas a Glória, com um meio campo muito criativo voltou a equilibrar a partida e o desgaste dos da casa começou a aparecer.
Num centro da direita do seu ataque, a Glória poderia ter também chegado ao golo, quando um seu jogador cabeceou solto no centro da área, mas a bola saiu por cima.
Depois nova jogada pela direita onde um jogador apareceu solto a rematar para boa defesa de Fábio Monteiro. A recarga originou uma jogada muito confusa com um cabeceamento de um jogador visitante a ser salvo por um defesa em cima da linha de golo e na nova recarga a bola a embater no poste.
Entretanto o Marinhais já tinha mexido no seu onze tendo entrado Quaresma para o lugar de Jorge Azevedo.
Até final, o equilíbrio voltou e pouco mais houve a registar, exceptuando a entrada de Edi, já nos minutos de desconto para o lugar de Padinha que saiu lesionado.

Em resumo um resultado que se aceita. Pena não ter sido com golos que dariam outro brilho a um jogo interessante de se seguir. Ficou para a história o 1º resultado positivo do Marinhais frente ao seu rival da Glória das últimas 3 épocas.
Da arbitragem nada a assinalar. Um trabalho sério e sereno que também contou com o desempenho sério e desportivo de todos os jogadores.
Uma assistência bastante numerosa sobretudo pelos adeptos visitantes, que compreensivelmente acompanharam os seus atletas.
Tudo junto, uma boa tarde desportiva que se viveu esta tarde em Marinhais.

Na próxima jornada, o Marinhais desloca-se à Golegã para a penúltima jornada deste campeonato.