Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O futuro do G.D. Marinhais

O escalão de formação do G.D. Marinhais, dirigido, pelo 2º ano consecutivo, pelo Mister Varela (capitão dos séniores), continua a fazer excelentes resultados, estando no 2º lugar da tabela classificativa do seu campeonato em igualdade pontual com o G.D. Benavente.
Se bem que este blog não tem dado constante destaque a este escalão de formação, o mesmo não tem acontecido com o blog Escolinhas do Grupo Desportivo de Marinhais que tem dado acompanhamento ao desempenho desportivo destes pequenos campeões.
Já existia um link na barra lateral deste blog para o espaço dos mais jovens do GDM mas nunca é demais alertar para o mesmo, pois as crónicas dos jogos aparecem semanalmente e com excelente qualidade.
Um blog a visitar!!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resultados e Classificação 26ª Jornada - FINAL




domingo, 19 de abril de 2009

26ª Jornada - G.D. Marinhais - 0 x Barrosense - 0

Disputou-se esta tarde a última jornada deste campeonato da 2ª divisão distrital.
O Marinhais recebia o Barrosense.
E iniciou a partida com o seguinte onze:
Fábio Monteiro
Bruno Mendes
Padinha
Hugo Santos
Quaresma
João Pedro
Edi
Nuno Coisinha
Varela (capitão)
Morgado
Osvaldo
No banco ficaram:
Rui Machado
Duque
Bruno Oliveira
Jorge Azevedo
A partida iniciou-se numa toada de estudo mútuo com muita disputa a meio-campo.
Aliás, praticamente toda a partida se jogou neste ritmo mas sempre com intenção das duas equipas em fazer por chegar ao golo. Nunca se verificou claramente uma predominância de uma equipa sobre o seu adversário. Os guarda redes iam tendo trabalho mas nunca em situações aflitivas. Na 1ª parte o Marinhais com o vento a soprar pelas costas ia tentando praticar um futebol mais directo para a velocidade de Osvaldo e Varela, enquanto que o Barrosense tentava trocar mais a bola. Nesta parte assinalaram-se 2 bons remates de fora da área, por parte de Varela e Osvaldo e uma excelente jogada individual de Edi que só foi travado à entrada da área em falta. Do livre, Varela atirou fraco para a defesa do guarda-redes.
Para a 2ª parte, o Marinhais efectuou troca de guarda-redes, segundo parece apenas por decisão técnica, pois já assim tinha sido combinado internamente.
Mas esta etapa complementar voltou a ser jogada da mesma forma. Poucas oportunidades de golo, exceptuando talvez uma boa para o Marinhais por Morgado que já na área descaído para a direita rematou para fora quando podia e devia ter feito melhor e uma para o Barrosense em que a um centro rasteiro e após falha de um defesa central do Marinhais, o Avançado contrário também foi apanhado de surpresa e deixou a bola passar pelo meio das pernas quando apenas necessitava de empurrar a bola.
Perto do final da partida registo apenas para uma dupla substituição no Marinhais saindo João Pedro e Morgado entrando Duque e Jorge Azevedo.
Em resumo, um resultado que se ajusta ao que se passou. Foi um jogo agradável de se ver, bem arbitrado, onde o trio do apito demonstrava uma atitude disciplinadora mas também pedagógica. Pode-se apontar uma ou outra decisão discutível mas nunca em lances que pudessem marcar o resultado final. Nota bem positiva para estes árbitros.
Uma nota apenas para o comportamento colectivo dos jogadores do Barrosense que demonstrava uma postura muito nervosa para todas as decisões do árbitro. Não sei se pensavam que por defrontarem o último classificado iriam ter tarefa facilitada.......
Após esta jornada, final de temporada!
Não se pode dizer que foi satisfatória pois o Marinhais termina a época no último lugar da tabela, com os mesmos pontos que o Bemposta que também empatou hoje o seu jogo.
Mas somando tudo o que se passou durante a época, exibições bem conseguidas, outras pelo contrário, as actuações habituais dos árbitros, as variações na constituição do plantel com saídas de jogadores influentes durante a época,..... chegou-se ao resultado que se chegou.
Costuma-se dizer que se aprende mais com os erros e derrotas do que com as vitórias. Esperemos que tenha sido um ano de bom aproveitamento neste processo de aprendizagem para estes jovens jogadores pois na próxima temporada, teremos condições de trabalho excelente no novo complexo desportivo. Terá sido então a despedida do velhinho Campo de Jogos Eng. Tavares de Almeida. Palco de boas recordações para o Marinhais!
Assim, para os sócios e adeptos do Marinhais que deram o seu apoio à equipa fica o agradecimento e a promessa de total entrega e esforça destes jovens para a próxima época.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Resultados e Classificação 25ª Jornada




segunda-feira, 6 de abril de 2009

GOLEGANENSE - 3 / GDM - 1

FOI O ESPELHO DA ÉPOCA

Nesta deslocação ao Municipal da Chamusca para jogar com o Goleganense, de salientar a comparência da claque "Blue Pig" que animou as hostes nas bancadas deste estádio com excelentes condições.

A nossa equipa mesmo em último, mas na série mais positiva de resultados deste últimos 3 anos, 3 jogos sem perder (2 vitórias e um empate com o já campeão Glória), tinha neste jogo um bom teste para ver se a equipa continuava na senda dos bons resultados e uma oportunidade de deixar o último lugar.

Assim, o GDM apresentou:
1- Rui Machado
3- Vítor Padinha
7- José Varela
9- Osvaldo Bastos
10- Nuno Coisinha (cap.)
11- Bruno Mendes (Cláudio Silva - 74')
14- Jorge Azevedo (Nuno Duque - 82')
17- Hugo Santos
19- Xano
23- João Pedro (Rafael Morgado - 72')
24- Pedro Pederneira

No Banco:
12- Fábio Monteiro
5- Nuno Duque
15- Rafael Morgado
20- Pedro Silva
21- Cláudio Silva


O jogo começou com o protagonista do jogo, o árbitro, a causar grandes transtornos à nossa equipa. Foram 10 minutos em que apitou muito e sempre contra nós, deixando a nossa equipa intranquilo neste inicio de jogo em que o piso sintético já era, como noutros jogos, motivo suficientemente difícil para a adaptação ao mesmo. Passados esses 10 minutos complicados para nós, a equipa começou a tranquilizar e começou os 10 minutos contrários, com o mesmo protagonista a virar o "bico ao prego", agora era tudo contra o Goleganense. Nestes primeiros minutos foi valendo algum discernimento dos jogadores de ambas as equipas para o jogo continuar sem incidentes de maior, mas a verdade é que o árbitro não ajudava. O jogo foi decorrendo, repartido a meio-campo, embora com um ligeiro ascendente da equipa da casa. Aos 25 minutos, num lance rápido pelo meio da nossa área um jogador adversário tem um "choque" com o nosso guarda-redes, Rui Machado, lance duvidoso, ambas as equipas pediam falta, mas o árbitro mandou seguir e deu pontapé de canto para o Golegã. Aos 28 minutos a 1ª oportunidade de golo para o GDM, numa boa jogada pela direita, Xano consegue ganhar a linha e cruzar, Osvaldo no centro da área aparece em velocidade mas não consegue dar o toque final para o fundo da rede, passando a bola por toda a área adversária até sair do lado contrário. Como veio acontecendo ao longo da época, a seguir a uma oportunidade de golo falhada por nós vem o golo adversário. 29 minutos canto da esquerda, um adversário ganha nas alturas, a bola é cabeceada à barra e sobra para um adversário finalizar com êxito. Estava feito o 1º golo e o resultado da 1ª parte.

No reatamento a nossa equipa, tal como nos jogos anteriores, veio do balneário com disposição para mudar o resultado e logo aos 3 minutos, Osvaldo, podia ter empatado o jogo, foge muito bem a 2 adversário caminha para a baliza com a bola mas o remate sai junto ao poste mas pelo lado de fora. Não se fez o empate mas este lance empolgou a equipa para 20 minutos onde remeteu o adversário ao seu reduto com poucas hipóteses de se libertar. Nesta altura, João Pedro, viu-lhe negado, pelo guarda redes contrário, outro lance de golo e mais 2 situações em que a bola, dentro da área, com alguma confusão à mistura não foi rematada com êxito pelos nossos jogadores. Para continuar o seu protagonismo, nestes instantes, o árbitro, bem posicionado, não viu uma mão na bola dentro da área, de um jogador da casa, quando Vítor Padinha e Pedro Pederneira, estavam por perto e com hipóteses de ficar com a bola numa posição favorável a rematar à baliza com êxito.
Foi o nosso canto do cisne, quando continuávamos a dominar e contra a corrente do jogo na 2ª parte, numa tentativa de sair para mais um ataque uma perda de bola para o adversário que lança nas costas de Xano um companheiro ficando este na cara de Rui Machado e fazia assim o 2-0.
Este golo (aos 67 minutos) acabaria um pouco com o jogo, uma vez que com tanto domínio nesta altura e com oportunidades para empatar o adversário aumenta a vantagem e faz quebrar um pouco a ambição de um resultado positivo.
No entanto a frescura física não era a melhor para ambos os lados nesta fase e, com as alterações introduzidas, o jogo ficava mais partido. Os jogadores entrados traziam alguma frescura e arrogância o que permitia acreditar que era possível reduzir a desvantagem, mas aos 79 minutos num ataque nosso pela esquerda a bola é perdida junto à área adversária, sem ninguém na cobertura a bola é lançada sobre a direita do Goleganense com um atleta seu a cruzar e no 2º poste um outro a finalizar para o 3-0, que era um castigo muito grande para a nossa equipa nesta altura. Até final pouco mais existe para dizer, o jogo estava resolvido e foi esperar pelo apito final, contudo ainda se chegaria ao tento de honra, num pontapé de Varela à entrada da área depois de uma tabela com Morgado.

Em conclusão, a equipa não esteve bem, pelo menos como tinha estado nos últimos 5 jogos, contudo se o resultado ao intervalo poderia estar certo a 2ª parte foi enganadora e poderíamos ter obrigado o adversário a trabalhar bastante mais se quisesse obter este resultado.

Para a semana o campeonato interrompe, estando a última jornada marcada para o dia 19, onde a nossa equipa acaba o campeonato frente à Barrosa, com a curiosidade de saber se o resultado permitirá sair ou não do último lugar.