Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 29 de outubro de 2006

Taça do Ribatejo – Santanense x G.D. Marinhais – 1ª eliminatória


Vergonhoso! É o termo que me vem a cabeça para descrever o desfecho desta eliminatória. Mas já lá vamos.

A festa da Taça do Ribatejo, na sua 1ª eliminatória disputou-se em Santana do Mato entre a equipa local e o nosso G.D. Marinhais.
Foi a inauguração oficial do piso sintético do Santanense.

O G.D. Marinhais iniciou o jogo com o seguinte onze:
Garcia (capitão)
Veríssimo
Hugo
Pedro
Varela
Coisinha
Eddie
Coisinha II
Pedro Quitério
Esquerdinha
Pelixo

Suplentes:
Nuno
Caseiro
Pimenta
Antunes
Duque
Espanhol
Filipe

O início do jogo demonstrou alguma dificuldade na adaptação da nossa equipa ao terreno, no que resultou uma supremacia do adversário.
Mas com o passar do tempo, as marcações passaram a ser mais acertadas, a frente de ataque passou a ser mais bem servida e os nossos ataques a serem mais perigosos.
O Santanense atirou uma bola ao poste num remate quase sem ângulo e viu um golo quase certo ser defendido pelo Coisinha II em cima da linha de golo.
O G.D. Marinhais respondeu com bons lances perigo, merecendo destaque um centro de Varela a que Pelixo não conseguiu responder da melhor forma e uma escapadela de Esquerdinha, que se atrapalhou com a bola no momento de finalizar o lance, já praticamente isolado.
Apareceu, então, o caso desta primeira parte: num lance em que Esquerdinha se ia a isolar frente ao guarda-redes adversário, já dentro da área, sofre falta claríssima para grande penalidade que o árbitro, bem colocado, resolveu não assinalar.
Chegou-se, então, ao intervalo com 0-0.
Na segunda parte o cariz do jogo não se alterou, com lances de parte a parte, que só foi quebrado com o 1º golo do Santanense numa insistência pelo lado direito da defesa, com um centro que encontrou um jogador sozinho no coração da área e que correspondeu com uma cabeçada para o fundo das redes.
Este golo pareceu ter afectado um pouco o G.D. Marinhais que sentiu dificuldades em reagir.
Foram feitas substituições para tentar alterar o rumo dos acontecimentos, tendo entrado o Filipe para o lugar do Pedro Quitério, o Duque para o lugar do Esquerdinha e o Espanhol para o lugar do Coisinha.
Pouco tempo depois, aconteceu o 2º golo adversário fruto de um canto directo, marcado por Tó Gomes, antigo jogador do G.D. Marinhais.
A poucos minutos do final, Eddie num remate à entrada da área, insistindo numa jogada de ataque, fez o golo, tendo o guarda-redes sido traído por um ressalto num defesa.
A equipa do G.D. Marinhais, continuou a acreditar mas o tempo escasseava.
Preparou-se, então, o golpe de teatro deste jogo. O árbitro principal deu indicação do tempo de descontos para o seu auxiliar, indicando com as duas mãos, 10 minutos de compensação, fruto de várias assistências e paragens de jogo.
O público da casa reagiu a esta indicação.
Assim, ainda haveria algum tempo para tentarmos o empate. Qual não é o espanto, quando ao fim de 5 minutos de desconto, o árbitro dá por terminado encontro.
Todos os nossos jogadores e equipa técnica reclamaram. O nosso defesa central, Pedro, questionou o árbitro sobre esta situação, tendo o árbitro perguntado se ele queria ver o relógio. O Pedro disse que sim e viu que o relógio marcava 50 minutos, ou seja faltavam 5. Resposta do árbitro: “este relógio é especial e eu é que o conheço”!!!! Incrível!!!!!!
A desorientação era tal que no relatório de jogo, o árbitro tinha dado indicação que o Hugo tinha visto cartão amarelo, quando quem o tinha visto tinha sido o nosso guarda-redes, Garcia.

Eu já tinha ouvido falar que o ambiente em Santana do Mato era quente, mas tinha esperança que os árbitros já tivessem aprendido a lidar com estas situações. Como estávamos a pressionar com vista a tentar empatar o encontro……
É triste ver que ainda há árbitros desta qualidade a …… brincar com o esforço dos atletas, por muito amadores que sejam.

Enfim! O que fica para a história é que o G.D. Marinhais saiu da Taça do Ribatejo desta época, mas saiu de cabeça bem levantada pois demonstrou que se pode bater sem problemas com o Santanense, equipa que vai defrontar por mais duas vezes esta época.

Abraços a todos e continuem a apoiar o G.D. Marinhais

Luis Caseiro