Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Positivo ou negativo?

Bons dias a todos!
Conforme prometido, aqui fica o relato do que se passou no jogo-treino de ontem frente à equipa de Samora Correia.
Do resultado final ......... posso dizer que foram muitos! A partir dos 10 perdi-lhes a conta, mas penso que não deve de ter passado dos 12!!!
Após um início de jogo em que a equipa se orientou minimamente, os golos adversários apareceram como que naturalmente. No final do primeiro tempo, o resultado era de 3-0.
No segundo tempo é que foram elas!!! Descontrolo quase que total, aliado a uma forte pressão contrária, mais habituada ao terreno (que estava muito pesado e irregular), os golos seguiam-se uns atrás dos outros.
Muitos erros defensivos, sem cobertura do meio campo e com um ataque inofensivo.
Realmente, ao ler esta descrição, ficamos com a sensação de humilhação. Não me parece que assim tenha sido se tivermos em conta que estávamos a jogar contra uma equipa que me pareceu bem mais forte que o nosso último adversário. Era um piso totalmente diferente que nos condicionou ao máximo.
E se juntarmos a isto experiências feitas, tais como colocar médios ala a defesas, centrais a centro-campistas e inexistência de orientação técnica na segunda parte..........
Fica aqui o reparo a determinadas atitudes que não ajudam a solidificar o espírito de grupo.
Lá porque as coisas não corriam de feição na segunda parte, não se pode desistir e abandonar o barco. Mas como costumo dizer, as atitudes ficam com quem as toma. O que interessa é que a esmagadora maioria não entende a palavra "grupo" desta forma, e no final do encontro o ambiente era mais do que salutar.
Enfim, foi mais um teste. Duro, complicado mas que nos deixa com mais experiência.
Peço desculpa se o tom destas palavras parece um pouco mais duro mas, mesmo tendo sido um teste, em relvado, contra uma equipa muito mais forte, demonstrando que temos ainda muito trabalho pela frente, o jogo deixou-me com um sentimento de ...... frustração.
Mas continuemos com esperança, alma e vontade de trabalhar e jogar com a camisola do clube da nossa terra.
Abraços e bom fim de semana!!!
P.S.: Ainda não tenha confirmação oficial, mas penso que no sábado temos mais um jogo, desta feita de apresentação da equipa. Compareçam!!!

terça-feira, 26 de setembro de 2006

A nova etapa

Amigos,
Começou esta semana uma nova etapa na vida do GDM, versão 2006/2007. A pré-época como que acabou, pois a carga de treinos reduziu para 3 sessões semanais.
Ontem, tivémos um treino bastante físico e puxado. Pareceu-me que a intenção do staff técnico era limpar as "toxinas"adquiridas no fim de semana. Foi puxadinho mas útil, até porque vamos agora ter 2 dias de descanso antes de mais um jogo-treino, desta feita em Samora Correia com a equipa local. Será um teste contra mais uma equipa de escalão superior e em piso diferente do nosso: relvado!
Servirá para averiguar e testar as nossas capacidades com vista à primeira jornada do campeonato, em Alcanena, também em piso relvado.
Veremos como nos vamos "desenrrascar".
O ambiente de balneário continua extremamente saudável. O departamento médico começa a ficar mais vago, apesar de termos agora um guarda-redes a contas com uma lesão muscular.
Fica o desejo de rápidas melhoras para ele mas sobretudo para o Burgal, que já lá está há algum tempo.
Sexta-feira voltamos com notícias sobre as incidências desse teste em Samora Correia.
Saudações desportivas a todos!

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Que a esperança não desapareça!

É isso meus amigos!
Depois do jogo-treino de ontem com o Salvaterrense, a esperança em melhorar e conseguir uma boa época só pode continuar acesa.
É certo que perdemos por 0-4. Mas daquilo que se viu, podemos ter fé nas nossas capacidades pois temos muita margem para progredir.
Com uma primeira parte equilibrada, onde praticamente só falhámos no lance do golo solitário dessa parte, e com uma segunda parte um pouco mais desentrosada, podemos dizer que o balanço foi positivo.
Pessoalmente, tenho de confessar que pensei que estivéssemos pior.
Foram quatro golos sem resposta, mas jogámos contra uma equipa de um escalão superior, muito mais rotinada, e com 2 meses de preparação e já com jogos de competição nas costas. Nós fechamos hoje a terceira semana de treinos.
Por isso digo que podemos e vamos com certeza melhorar para fazer uma boa época.
Assim, resta-nos continuar a trabalhar com, pelo menos, a mesma vontade que temos vindo a demonstrar.
Abraços e votos de um bom fim de semana!

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Ponto da situação!

Terceira semana de treinos.
O entrosamento entre os vários jogadores começa a desenvolver-se apesar de ainda aparecerem falhas, talvez fruto da pouca experiência do plantel, visto ser muito jovem.
O departamento médico tem mais “clientes” que nunca. Ou seja, a carga física de início de época, se bem que extremamente necessária para se aguentar a época, está a fazer das suas!
De referir que o nosso jogador “internacional” (aka JP) não pode ser inscrito, pelo menos para já. Esperemos até 2 de Janeiro para averiguar essa possibilidade.
No meu caso pessoal ……. ’tou todo …….. partido!!!! Para não dizer outra coisa. Mas com esperança de melhorar em todos os aspectos para continuar a ajudar o GDM.
Na próxima Quinta-Feira, o primeiro teste. Jogo amigável com o Salvaterrense no nosso reduto. Certamente que será um encontro interessante, quer pela rivalidade, que se quer saudável, quer pelo facto de ser contra um adversário de um escalão superior que nos poderá trazer ensinamentos e mais traquejo para o decorrer da época que se espera competitiva.
Abraços a todos e ….. saudações desportivas!!! :-)

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Um pouco de História

Para quem não conhece o Grupo Desportivo de Marinhais e para quem conhece mas não tem presente o historial deste clube, aqui fica uma pequena resenha histórica do clube mais marcante do nosso concelho.

O Grupo Desportivo de Marinhais, fundado em 1928, é uma colectividade desportiva, cultural e recreativa, com estatutos aprovados em Abril de 1950.
Como denominação usa a sigla G.D.M. sendo as cores do clube o azul e o branco.
O G.D.M. tem por fim promover actividades de carácter desportivo, cultural, recreativo e formação social e cívica dos seus associados.
O G.D.M. como colectividade desportiva, cultural e recreativa é apartidária a doutrinas políticas ou credos religiosos.
A nossa colectividade tem as portas abertas a todas as camadas sociais.
O G.D.M. tem o seu campo e sede social na vila de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém.
A data exacta de fundação do G.D.M. não é conhecida nem quem foram os seus fundadores. As primeiras camisolas do G.D.M. eram azuis, vermelhas e brancas em riscas horizontais e calções pretos.
Assim, na data de 10 de Janeiro de 1950, houve um grupo de homens que reorganizou o G.D.M., dando-lhe um cariz mais desportivo. Apresentaram ao Ministro da Educação os Estatutos do clube para serem aprovados, consentimento, esse, que saiu em 25 de Abril de 1950 no Diário do Governo.
É então a partir dessa data que o G.D.M. entra em competições federadas, através da Associação de Futebol de Santarém.
O G.D.M. é então convidado pela Associação de Futebol de Santarém a participar no Campeonato Distrital da III Divisão, em que conquista o título de campeão, subindo assim à II Divisão Distrital em 1950.
Iniciou a época de 1950/51 na II Divisão Distrital tendo ficado em 2º lugar, mas subiu à I Divisão Distrital tendo-se mantido aí até 1957.
Após vários anos de desenvolvimento mais ou menos atribulado da vida e das infra-estruturas do clube, na época de 1977/78 o G.D.M. foi, finalmente, campeão da II Divisão Distrital.
A época de 1981/82 foi de consagração distrital do G.D.M com a vitória do campeonato da I Divisão Distrital e consequente subida à III Divisão Nacional.
Na época seguinte, um marco histórico foi conseguido pelo G.D.M.: a eliminação do Salgueiros na Taça de Portugal, que então militava na I Divisão Nacional. Jogo muito disputado que terminou nos 90 minutos regulamentares empatado a zero. Quase a terminar o prolongamento, o G.D.M. faz o golo da vitória pelo jogador Manuel Vieira (o Careca de Muge), e elimina o Salgueiros, facto a que foi dado muito relevo pela imprensa da altura. A bola que levou o Marinhais à vitória neste jogo está guardada no Gabinete da Direcção do G.D.M.
Na época de 1986/87, nova vitória no campeonato da I Divisão distrital.
O mesmo aconteceu na época de 1989/90 subindo pela 3ª vez ao 3º escalão do futebol Nacional, disputando este campeonato nacional pela 5ª vez na sua história.

Como se pode verificar, o G.D.M. é o clube com palmarés inigualável pelos clubes do Concelho de Salvaterra de Magos, merecendo o respeito e admiração de todos.
Assim, este é o 1º passo para dar a conhecer este clube. Novas retrospectivas históricas serão aqui relatadas de forma a dar todo o reconhecimento ao G.D.M. e a todos aqueles que contribuíram para fazer deste um dos clubes mais respeitados do distrito de Santarém.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

À Vossa...


Encaminhamo-nos para a segunda semana de treinos. Esperam-se novidades tanto fisicas, mentais, desistências e aparências!

Por muito que uma pessoa queira contribuir para o sucesso do Grupo Desportivo de Marinhais existe sempre o outro lado da moeda. Para alguns de nós o futebol já não é somente futebol. Antigamente as nossas preocupações eram realmente só o FUTEBOL. Agora já pensamos duas, três e até quatro vezes. Existe vida para além do futebol. Incrivél, não é? Mas, é verdade!!! A vida afectiva e profissional terá que ser conciliada com o futebol ou vice-versa. Mas, é claro que o futebol já não tem o peso que tinha antigamente, quando ainda todos sonhavam com o estrelato. Agora é mais um lento reconhecer de que a idade começa a pesar e de que teremos de dar a vez aos mais novos e dedicar-nos à nossa familia.

A aceitação e incentivo da familia é, nestes casos, essêncial! Uma vez que se tem de prescindir de momentos unicos para levar a sua fantasia de que ainda pode e sabe jogar futebol avante. Será que vale mesmo a pena? Claro que sim! nem que seja, como temos vindo a falar entre os mais velhos, uma despedida à Rui Costa. Envergar pela última vez a camisola do Marinhais e quem sabe até estrear o novo campo.

Para já pertencemos novamente à história deste clube, uma vez que após 2 anos de ausência de qualquer competição Sénior iremos de novo divulgar e mostrar a arte do futebol Marinhense.
Que esta história seja ETERNA!
Que sejamos Bem recebidos pela Direcção e que nunca sejamos esquecidos ou trocados por gente de fora que não sabe o que é ser MARINHAIS.

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

A Força de Vontade .....

O treino de ontem, começou com cerca de 10 minutos de corrida para a máquina começar a trabalhar, de seguida e após 2 minutos de recuperaçao mais uma vez trabalha mos a resistencia, e logo a seguir uma peladinha que já deu para perceber que somos uns sérios candidatos ao titulo!!
Temos defesas centrais (JP, Luis Caseiro de um lado ,Pimenta e Sousa do outro)com algumas falhas mas nada de "muito"grave tudo coisas que com mais alguns treinos estão a 100%, nas alas tambem estamos bem servidos, no meio campo temos homens para por a equipa a funcionar ,e na linha da frente temos ponta de lança com classe!Ora temos matéria prima e a cima de tudo temos muita vontade.No jogo de ontem ja se realizaram boas jogadas, fisicamente o pessoal ainda esta debilitado mas com mais uns treinos ninguem nos vai parar!
De referir que nesta equipa todos são de Marinhais, e vamos mostrar que em Marinhais temos bons jogadores!!!
Por isso sendo que os jogadores estão empenhados ,o apoio das pessoas que "são" e que gostam de Marinhais é fundamental para este projecto ganhar ainda mais força que a que já têm!!!

Divulguem!

Após o terceiro treino e alguma timida divulgação deste blog, agradecemos a quem tenha vontade de contribuir no desenvolvimento do Blog GDM que deixe o seu endereço electrónico nos Chutos à Trave "comentários", para a Administração encaminhar um convite às pessoas interessadas em colaborar com noticias, imagens, curiosidades, factos históricos, queixas, sugestões, etc. etc. e tal. Não só jogadores são bem vindos como também sócios, adeptos e simpatizantes do Grupo Desportivo de Marinhais.

Vamos então TODOS colaborar para o desenvolvimento deste Blog e até do desporto em Marinhais, quiçá em Portugal!!!

Sejam Bem Vindos.
a Administração do gdmarinhais.blogspot.com

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Equipa Junior 1994/95

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

2º Treino - 5 de Setembro 2006

Ok, Ok, não vou reportar todos os dias o que se passou nos treinos, mas por enquanto o campeonato ainda não se iniciou e sendo assim somente temos os treinos para nos manter informados sobre os acontecimentos da equipa Sénior do Grupo Desportivo de Marinhais.

Ontem foi um treino já com maiores indices na resistência, daí as minhas dores nas...ancas, imagine-se lá. 8 Minutos a correr com alguns sprints que aumentavam de grau de dificuldade. Primeiro sprint de 10 metros, 30 metros e depois 50 metros. A finalização também foi treinada e pelos vistos terá ser ainda mais bem ensaiada. UIIIIIIIIII.

Espero em próximos posts divulgar calendário do campeonato da 2ª Liga Distrital de Santarém como também o nome dos jogadores do plantel e algumas fotografias.

Hoje vai haver exames médicos e treino agora só Quinta-feira.

Até lá que a selecção consiga vencer a Finlãndia.

terça-feira, 5 de setembro de 2006

1º Treino - 4 de Setembro 2006

Ontem por volta das 20:00 horas foi o primeiro treino da nova Era da equipa Sénior do Grupo Desportivo de Marinhais.

As hostes foram abertas pelo Exmo. Senhor Presidente da direcção do GDM. Com um discurso directo, eficaz mas um pouco alongado transmitiu a confiança no treinador e nos jogadores que pertencem ao plantel. O Lema é GANHAR!

O treino foi iniciado com uma corrida e alongamentos. De seguida houve treino com bola para, como o Mister referiu, haver uma adaptação técnica e fisica em conjunto. A terminar o primeiro e um pouco desgastante treino houve uma peladinha estruturada por sectores.

Esperam-se mais árduos treinos pela frente, pois a epoca ainda nem iniciou. Um longo caminho será percorrido até o sucesso final - A UNIÃO DO GRUPO.