Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

domingo, 14 de setembro de 2008

Taça do Ribatejo - 2ª Jorn. - Glória - 2 x G.D. Marinhais - 1

Realizou-se hoje a 2ª jornada da Taça do Ribatejo, este ano com novo formato com uma 1ª fase disputada em grupos de 4 equipas cada. O grupo onde está inserido o GDM conta com as equipas da Glória do Ribatejo, Salvaterrense, Amigos de Coruche e, lógicamente o GDM.
Nesta 2ª jornada o GDM deslocou-se à vizinha Glória do Ribatejo para um derby concelhio, sendo este o 1º jogo oficial desta temporada para o GDM.

O GDM iniciou a partida com:
João Baranda
Ricardo Coisinha
João Pedro (capitão)
Vítor Padinha
Gígio
Hugo Santos
Possante
Jorge Azevedo
Nuno Coisinha
Morgado
Ricardo Faria (Petro)

No banco ficaram:
Nuno Fernandes
Quaresma
Vasco Domingues
Varela
Edi
Venâncio

A 1ª parte deste encontro disputou-se bastante ao nível das disputas no meio campo. A Glória, que jogava a favor do vento, obtinha alguma vantagem e utilizando um jogo bastante directo ia tentando criar perigo. O GDM respondia jogando mais pelo chão com bastante circulação de bola, mas esta raras vezes chegou à área da equipa da casa.
Para ajudar a estas dificuldades do GDM, apareceu, logo desde os primeiros minutos, aquele que nunca deveria ser falado nos jogos de futebol: o árbitro!
Desde o início que este senhor marcava faltas inexistentes, outras ao contrário, lançamentos laterais ao contrário, mas sempre em benefício da equipa da casa. Atitude que desorientava os jogadores do GDM tal era a quantidade de erros cometidos pelo árbitro da partida. Não quero acreditar que houvesse intencionalidade nesta actuação mas na grande maioria dos lances disputados e assinalados por este senhor, o espanto das decisões era geral.
Sinceramente o futebol distrital merece mais respeito e mais qualidade por parte dos árbitros. Com actuações destas a vontade dos jovens em praticar futebol será cada vez menor, pois estar a jogar, efectuando um grande esforço e ainda por cima ser "gozado"..... Penso que é demais!
Mas adiante!
A Glória ia tentando pressionar o GDM até que à passagem da meia hora, na marcação de um canto à maneira curta, em que houve falta de atenção dos jogadores do GDM não indo pressionar esta forama de marcar o canto, um jogador da casa teve todo o tempo do mundo para efectuar um centro remate que só parou no fundo da baliza de João Baranda. Se bem que o sol e o vento, que estavam contra o guarda redes do GDM, eram factores que dificultavam a defesa deste lance, penso que poderia ter sido feito mais alguma coisa para evitar o golo inaugural da partida.
A partir daqui o GDM tentava responder mas, até ao intervalo, não conseguiu nada de positivo. Durante toda a 1ª parte o GDM não conseguiu mesmo efectuar um remate à baliza que pudesse criar perigo.

Para a 2ª parte, invertendo-se as posições no terreno, o GDM partiu à procura do prejuízo. Foi efectuada a troca de Nuno Coisinha por Venâncio para refrescar o ataque. Até que o árbitro decidiu marcar uma falta à entrada da área da Glória (num lance algo duvidoso). Na marcação do livre directo, Vítor Padinha re-estabeleceu o empate, num lance em que o jovem guarda redes da casa também foi mal batido, como se pode ver no vídeo que apresentamos aqui.



O empate era então merecido pelo GDM que trocava melhor a bola e atacava com mais afinco mas pecando no último terço do terreno não rematando à baliza, para tentar surpreender o jovem guarda redes da casa.
Foi então que o árbitro voltou a dar nas vistas ao não expulsar um jogador da Glória numa tentativa de agressão a Ricardo Coisinha, tendo-lhe mostrado apenas o cartão amarelo, e mais tarde ao fazer o mesmo num lance de contra-ataque de Jorge Azevedo que foi travado com falta por trás, sem que houvesse qulaquer intenção ou possibilidade de jogar a bola por parte do jogador da casa. O objectivo era mesmo travar o ataque do GDM mas com esta falta e segundo as regras do jogo o cartão vermelho impunha-se mas tal não veio a acontecer. Lógicamente que com superioridade numérica em campo as coisas poderiam ser diferentes para o desfecho do jogo.
Mas mesmo assim, o GDM dominava as operações, mas contra a maré do jogo, a 10 minutos do final da partida, num contra-ataque dos da casa e numa bola metida em profundidade, o avançado beneficiou da falha e atrapalhção do eixo da defesa de Marinhais para voltar a bater o guarda redes João Baranda que ainda tentou fazer a mancha.
Este golo marcou o jogo e foi como que um balde de água fria para o GDM.
Mesmo com as substituições de Morgado (lesionado) por Varela e Jorge Azevedo por Edi, o resultado não se alterou.
Nem na marcação de um canto em que toda a gente foi para a área da Glória, guarda redes do GDM inclusivé, o resultado se alterou.

Em resumo, este jogo foi mais uma derrota do GDM do que uma vitória da Glória. A equipa da casa foi eficaz ao aproveitar as falhas dos visitantes. Mas ficou demonstrado que a Glória não é assim tão superior ao GDM. Durante o campeonato serão partidas interessantes de seguir.
Para a história fica a vitória da Glória que somou os 3 pontos neste jogo.

6 Comments:

  • At domingo, 14 setembro, 2008, Anonymous Anónimo said…

    só para salientar , que no outro jogo do grupo , o salvaterrense venceu os amigos do coruchense por 1 a 0 , num jogo mal disputado , onde o salvaterrense nunca mostrou ser superior á equipa de coruche (onde faltaram alguns jogadores, não sei se por motivos pessoais ou por ainda não estarem inscritos , somente havia 2 suplentes de campo), mas acabou por aproveitar bem um falhanço do defesa coruchense que sozinho falha a intercepção da bola , tendo esta sobrado para o meio onde aparece o avançado contrario que perante o guarda-redes só teve que encostar .
    em resumo , jogo pobre , onde o resultado justo seria o empate , por aquilo que ambas as equipas fizeram.
    esperava-se mais do salvaterrense por se encontrar numa divisão superior , mas pouco futebol mostrou .
    por parte da malta de coruche , como já disse em cima , faltou ali gente, no entanto com trabalho e com todos a disposição do tecnico , há equipa para fazer um campeonato interessante .

     
  • At segunda-feira, 15 setembro, 2008, Anonymous Anónimo said…

    o arbitro, o sol, o vento...ta tudo contra o gdm??
    porque não olha um pouco para a fraca defesa que existe á anos??
    porque falam tanto com o arbitro em vez de jogarem?
    acho que desculpas ja chega!
    alguns atletas do gdm nem no banco...o 17

     
  • At segunda-feira, 15 setembro, 2008, Anonymous Anónimo said…

    pois e nisso tens razao

     
  • At segunda-feira, 15 setembro, 2008, Blogger Luis Caseiro said…

    Pois é! Pode parecer que são desculpas mas quem lá esteve a ver o jogo viu que houve coisas que nos condicionaram. Mas isso não desculpa tudo! Toda a equipa tem de uma vez por todas meter na cabeça que tem valor. Não podem trabalhar bem durante a semana e chegar aos jogos e falharem em conjunto. Isto porque quando se perde ou se falha, é responsabilidade de toda a equipa.
    Não é de um ou outro jogador.
    Penso realmente que toda a equipa deve se mentalizar que tem valor para melhores resultados e "dar o murro na mesa"! Os sócios e adeptos e mesmo ós próprios jogadores merecem mais!
    Mas isso depende deles. Terá de ser trabalho mental deles mesmos.
    Da minha parte como adepto continuarei a apoiar sempre que puder. Farei a minha parte.
    Mas eles, equipa, também têm de fazer a deles. Meterem na cabeça que são capazes e que têm valor (que é uma realidade) para começarem a dar e terem alegrias com os resultados positivos.
    Por isso equipa, não desistam! Orgulhem-se dessa camisola e lutem por ela e por vocês.

     
  • At terça-feira, 16 setembro, 2008, Anonymous Anónimo said…

    Dêem tempo ao tempo que este GDM inda vai jogar bom futebol, quando os jogadores tiverem todos na força máxima e na forma perfeita e tambem quando o pessoal que veio de samora se enquadrar na equipa e se conhecerem todos melhor como jogadores axo que a coisa se pode dar. Agora resta ver os progressos jogo a jogo!!!

     
  • At terça-feira, 16 setembro, 2008, Blogger Unknown said…

    Daquilo que vi do jogo, dá para perceber que as equipas de Marinhais e Glória são no geral, equivalentes.
    Com tanto vento que se fazia sentir naquele dia, era dificil jogar melhor futebol. E em relação à arbitragem, é verdade que a qualidade do Juiz deixou muito a desejar. Mas a verdade é que até eles devem ser apoiados. Não conheço aquele árbitro, mas acredito que deve ser ainda muito "verdinho" e precisa de mais calma nas 4 linhas. Como vocês viram, o árbitro errou para os dois lados.

    A época ainda agora começou, portanto será ainda muito cedo para fazer leituras mais demoradas sobre o rendimento de cada equipa. Pelo que me dizem, Salvaterrense e os Amigos de Coruche também ainda estão à procura da melhor forma.
    Saúdo a ideia deste modelo de Taça, que promove os jogos entre "vizinhos".
    E gostei de ver a forma cordial como toda a gente assistiu ao jogo na Glória.

     

Enviar um comentário

<< Home