Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jogo de treino

Em virtude da nossa equipa sénior ter, nos próximos dois fins de semana, paragem no campeonato, vai efectuar, nesta sexta-feira à noite, um jogo de treino frente ao Salvaterrense.
Desta vez o encontro será em Salvaterra de Magos, pelas 20 horas.

domingo, 28 de outubro de 2007

Resultados e classificação - 2ª Jornada



2ª Jornada - G.D. Marinhais - 0 x Meiaviense - 1




Realizou-se esta tarde a 2ª jornada deste campeonato da 2ª Divisão Distrital, Série 2 da A.F. Santarém. O GDM defrontou hoje o Meiaviense.


O Grupo Desportivo de Marinhais iniciou a partida com o seguinte onze:
Nuno Fernandes
João Pedro
Pedro Silva
Hugo
Bruno Mendes
Possante
Burgal
Edi
Varela (cap.)
Venâncio
Morgado


No banco ficaram:
Miguel
Antunes
Filipe
Vasco
Nuno Coisinha
Jorge
Carlos Jorge


A partida iniciou-se com o GDM a tenta impôr o seu jogo, visto jogar no seu terreno. E durante quase toda a 1ª parte conseguiu fazê-lo. Só que praticamente na primeira vez que o Meiaviense chegou à baliza contrária, num livre da direita e na sequência de centro para o coração da área, a confusão instalou-se no centro da defesa do GDM e após alguns ressaltos os visitantes marcaram. Estavam jogados aproximadamente um quarto de hora.
O GDM teve então de reagir. E reagiu forte.
Até ao intervalo foram várias as jogadas de ataque dos da casa a criar pânico na defesa do Meiaviense. Contam-se como grandes oportunidades lances desperdiçados por Venâncio, que em cima da linha de golo permitiu corte de um defesa, Burgal numa grande jogada individual e com remate que iria ao ângulo inferior direito da baliza contrária mas que o guarda-redes efectua uma defesa enorme e quase a finalizar, João Pedro num remate que iria também ao ângulo mas superior esquerdo e ao qual o guarda-redes efectuou novamente grande defesa.
Assim, ao intervalo o resultado era bastante injusto para o GDM.

Com a segunda parte esperava-se novo assalto à baliza do Meiaviense, mas tal não sucedeu.
Os primeiros minutos foram marcados por algum ascendente dos da casa mas este foi sendo anulado pela equipa mais experiente do Meiaviense.
Assim, a etapa complementar foi marcada por maior equilíbrio a meio-campo.
O GDM mexeu na equipa entrando 1º Jorge para o lugar de Venâncio e mais tarde Filipe e Antunes para os lugares de Burgal e Bruno Mendes.
No último quarto de hora, o GDM passou a jogar com 3 defesas e dois pontas de lança na frente, na tentativa de voltar à carga. Mas a bola já não conseguia chegar aos avançados em condições de causar perigo. O meio campo já tinha dono e vinha de Meia Via. Os visitantes ainda desperdiçaram duas ou três oportunidades de matar o jogo, mas o resultado final não sofreu alterações.
De referir ainda que no últimos minutos da partida, Edi teve de ser assistido por lesão. Esteve alguns minutos de fora a ser assistido. Mas como não era possível efectuar mais substituições, o GDM esteve vários minutos com menos uma unidade. Mas quase a finalizar, ainda voltou ao terreno de jogo, ainda com garra para jogar. É este o espírito que se pretende na equipa! É este o espírito que todos têm!

Em resumo, foi o 2º jogo do GDM neste campeonato e a 2ª derrota.
Neste jogo ficou marcado o algum desacerto do GDM na finalização, que tem como consequência a impossibilidade de vencer, pois normalmente quem não marca, sofre.
Ficou também provado que o Meiaviense, mesmo sendo uma boa equipa, não é nenhum papão. Não fosse o desacerto na finalização, o GDM obteria outro resultado de certeza.
A próxima jornada disputa-se apenas no dia 11 de Novembro de 2007, com a deslocação do GDM à Golegã, em virtude de no próximo fim de semana haver Taça do Ribatejo, competição que o GDM está isento desta eliminatória.
Continuem a apoiar o GDM!!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Convocatória para a 2ª Jornada 2007/2008

Apresentamos a convocatória para o jogo do GDM do próximo Domingo.
Será o 1º jogo em casa, frente ao Meiaviense, um dos líderes do campeonato até ao momento.
Assim os jogadores convocados são:
Carlos Jorge
Bruno Mendes
Edi
Filipe
Hugo
João Pedro
Jorge
Varela
Vasco
Miguel
Nuno Fernandes
Nuno Coisinha
Venâncio
Pedro Silva
Morgado
Burgal
Possante
Antunes
Acompanhe o GDM neste 1º jogo em casa!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Resultado do 1º inquérito 2007/2008

Damos por terminado o 1º inquérito nesta época de 2007/2008.

Esta vez pretendia-se averiguar a opinião de sócios e adeptos sobre a mudança de treinador ainda durante a pré-época.
Os resultados são expressivos da satisfação pela mudança.
Mais de 83 % dos participantes neste inquérito consideram vantajosa para o clube a alteração do comando técnico da equipa sénior.

Resta ao novo treinador e ao seu grupo de jogadores demonstrarem que a confiança neles depositada não é em vão.

Aqui fica o quadro final de resultados:

Passatempo 2ª jornada

Continuemos com o passatempo GDM!
Nesta 2ª jornada, o GDM defronta o Meiaviense, equipa forte (ao que parece!) e um dos líderes do campeonato.
Qual será o resultado deste encontro?
Solicita-se então aos visitantes deste blog que apresentem os seus palpites sobre o desfecho deste jogo. Estes palpites devem ser feitos nos comentários deste post. Devem também identificar-se para que o(s) vencedor(es) sejam reconhecidos no Quadro de Honra existente na barra lateral deste blog.

Participe!

domingo, 21 de outubro de 2007

Resultados e classificação - 1ª Jornada



1ª Jornada - Atalaiense - 1 x G.D. Marinhais - 0

Começou o campeonato!
Nesta 1ª jornada o GDM defrontou o Atalaiense, no terreno deste.
Ambicionava-se um arranque vitorioso mas infelizmente não foi possível. Mas já lá vamos.



O G.D. Marinhais iniciou esta partida com o seguinte onze:
Nuno Fernandes
Pedro Silva
João Pedro
Possante
Varela
Hugo
Burgal
Jorge
Venâncio
Nuno Coisinha
Filipe

No banco ficaram:
Quaresma
Edi
Carlos Jorge
Miguel
Micael
Morgado
Antunes

Este 1º jogo ditou defrontar uma equipa que vinha da série 1 da 2ª divisão distrital, pelo que, aliando ao facto de jogar em casa, demonstrou que queria mandar no jogo. E conseguiu fazê-lo durante praticamente toda a 1ª parte do encontro.
Apesar do jogo ser muito disputado a meio-campo sem grandes oportunidades para as duas equipas, o Atalaiense esteve sempre mais balanceado no ataque. Assim, o golo dos da casa surgiu logo aos 14 minutos do 1º tempo, numa jogada rápida de ataque pela esquerda, onde o avançado ao entrar na área e mesmo com um defesa a tentar tapar os caminhos da baliza, rematou cruzado fazendo a bola entrar na baliza do guarda-redes Nuno.
O GDM tentou reagir à desvantagem e conseguiu o seu 1º remate à baliza aos 25 minutos da 1ª parte. Fazendo a maior parte do seu jogo ofensivo pelo lado direito, os ataques iam sendo tentativas de colocar a bola rápidamente nas costas da defesa contrária mas raramente obtinham sucesso.
E assim se chegou ao intervalo, com um resultado de 1-0 justo até ao momento, pois o GDM pouco tinha feito para merecer outro resultado.

Mas na segunda parte tudo seria diferente. Ao intervalo entraram Edi e Morgado para render Venâncio e Nuno Coisinha.
A atitude de toda a equipa mudou completamente e viu-se um GDM a encostar literalmente o seu adversário junto à sua área. O Atalaiense passou então a jogar em contra-ataque e o GDM a buscar o tento do empate.
As substituições fizeram ajustamentos posicionais dos jogadores em que Hugo recuou para o eixo da defesa, tendo João Pedro descaído para a esquerda, proporcionando o avançar no terreno a Varela.
As jogadas de ataque organizado ganhavam maior lucidez, com combinações de belo efeito e a criar cada vez mais perigo. Tudo isto fez com que o Atalaiense recorresse mais às faltas o que fez com que , só na 2ª parte, cometesse 14 infracções contra 5 do GDM.
E foi numa destas faltas que, a livre da esquerda marcado por Jorge, para o 2º poste, onde Possante cabeceou para o centro da área e Edi atirou ao poste. Era a melhor oportunidade até ao momento. Mais tarde, e numa jogada de excelente combinãção pelo centro, Varela, a passe de Morgado, apareceu isolado frente ao guarda-redes mas permitiu defesa do mesmo.
Aos 35 minutos entrou Miguel para o lugar de Pedro Silva e o GDM passou praticamente a jogar com 3 defesas, aumentando a pressão ofensiva. O adversário quase não saía do seu meio-campo.
Até que no minuto 90, o caso do jogo apareceu. O árbitro que, até ao momento, vinha fazendo uma exibição praticamente sem erros, quer a nível técnico, quer disciplinar, não viu (???), na marcação de uma falta já no meio campo dos da casa, num centro para a área, as duas mãos de um jogador do Atalaiense a tocarem na bola e a desviar o curso da mesma. Grande penalidade mais do que evidente que ficou por marcar e ainda por cima que ocorreu mesmo em frente ao árbitro.
Até ao final dos descontos nada de relevante aconteceu.

Resumindo, um jogo com 2 partes diferentes, que no seu conjunto merecia claramente um empate como resultado final.
O GDM mostrou que consegue fazer melhor e vai fazê-lo de certeza. A raça e atitude demonstrada na 2ª parte tem de continuar na mente dos jogadores mas terá de aparecer logo de início. Ficou marcado que, nos momentos em que a desorganização queria aparecer, a voz da união falou mais alto, e foi perceptível o puxar pelo grupo nas palavras de vários jogadores como Varela, Burgal, João Pedro, etc. Prova disso é a imagem do grupo no início do jogo, já no campo.


Abraços a todos!

sábado, 20 de outubro de 2007

Inovações

Como em tudo na vida, não podemos parar. O GDM também evolui todos os dias e o seu blog acompanha esta evolução.
Como poderão ver, na barra lateral existe agora um local onde qualquer um pode deixar a sua mensagem em tempo real.
Poderá servir de espaço de conversa, para se deixar sugestões, críticas, etc.
Participem!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Convocatória para a 1ª Jornada 2007/2008

A exemplo da época passada, apresentamos a convocatória para o jogo do GDM do próximo fim de semana. Será a 1ª jornada des te campeonato da 2ª divisão distrital de Santarém, série 2, jogo frente ao Atalaiense no terreno deste.
Assim os jogadores convocados são:
Carlos Jorge
Cláudio
Edi
Filipe
Hugo
João Pedro
Jorge
Varela
Micael
Miguel
Nuno Fernandes
Nuno Coisinha
Venâncio
Pedro Silva
Morgado
Burgal
Possante
Antunes
É esta a lista de jogadores que irão procurar trazer os primeiros pontos deste campeonato para Marinhais, desejando-se que sejam já 3!
Acompanhem o GDM nesta 1ª deslocação fora de casa!
P.S.: Aos meus companheiros de equipa: O que é que nós queremos? VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Passatempo 1ª jornada

À semelhança da época passada, começamos novamente com os passatempos, jornada a jornada, de palpites sobre os resultados da equipa sénior do GDM neste campeonato da 2ª Divisão Distrital, Série 2 da A.F. Santarém.
Nesta 1ª jornada o GDM defronta o Atalaiense, no reduto deste.
Assim, solicita-se aos visitantes deste blog que apresentem os seus palpites sobre o desfecho deste jogo. Estes palpites devem ser feitos nos comentários deste post. Devem também identificar-se para que o(s) vencedor(es) sejam reconhecidos no Quadro de Honra existente na barra lateral deste blog.
Participe!

Resultados desportivos do fim de semana

Apresentamos os resultados do fim de semana desportivo de todas as competições no distrito de Santarém.
De realçar que os nossos "vizinhos" de Salvaterra de Magos continuam na onde maus resultados. Desta vez derrota por 4-0 (!!!) na Moçarria.
O campeonato distrital da 2ª divisão distrital, série 1, já se iniciou.
No futebol jovem do GDM, os juvenis perderam frente ao CADE (Entroncamento), os infantis também perderam frente ao Coruchense mas no futsal feminino o GDM está a ter um excelente início de campeonato com 2 vitórias em 3 jogos e consequente 2º lugar na tabela, tendo perdido apenas frente às líderes do Linhaceira. Desta vez a vitória foi frente ao CADE B (Entroncamento). Sem dúvida que esta equipa merece a nossa melhor atenção.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Aos jogadores do GDM e não só...

Informamos que na barra lateral deste blog existe a partir de hoje um novo link para o blog pessoal do treinador do GDM, o Prof. Mário (se preferirem!!!).
Blog a consultar pelos jogadores do GDM mas não só.
Leiam atentamente a mensagem inicial!

Balanço em véspera de competição

Amigos,

Hoje escrevo neste blog como membro do grupo de trabalho da equipa sénior do Grupo Desportivo de Marinhais.
Apesar de, com muita pena minha, não conseguir dar o meu contributo activo nos treinos e nos jogos de preparação até ao momento devido a lesão, ainda me sinto parte do grupo. E mesmo não conseguindo ajudar, futebolisticamente falando, podem contar com o meu apoio para atingirmos os nossos objectivos.
Os treinos já começaram há mais ou menos mês e meio, e como estamos a menos de uma semana do início do campeonato, pretendo fazer um balanço deste início de temporada.
Esta época começou com a base do plantel do ano anterior, adicionaram-se alguns reforços, fez-se uma equipa (na minha opinião) mais equilibrada.
Houve entretanto mudança de líder técnico. Novos métodos de trabalho foram implementados que, parecem-me, serem do agrado de todos pois visam a motivação constante do grupo.
Mas se as condições estão reunidas para se obterem bons resultados desportivos, a nossa parte do trabalho como jogadores continua, treino a treino, a ser testada e a ser exigida.
Teremos de ser nós, em cada sessão de trabalho, a dar o nosso melhor com esforço e dedicação contínuos para dar dores de cabeça ao treinador.
Tal como no ano anterior, o excelente espírito de grupo que reina no plantel, tem de ser cultivado por nós.
Por isso, como jogador, mas sobretudo como sócio e adepto do GDM apelo a todos que se dediquem ao compromisso que assumimos todos.
Vamos todos ajudar a colocar o Grupo Desportivo de Marinhais onde merece estar!

sábado, 13 de outubro de 2007

O futuro do GDM

Como o Grupo Desportivo de Marinhais não é só a equipa sénior, passaremos esta época a acompanhar mais de perto e a dar maior relevo ao desempenho das equipas dos escalões de formação do GDM.

Assim, hoje começamos pelo escalão dos mais novos: os Escolas!
Este escalão abrange jogadores até aos 10 anos.

A equipa técnica dos escolinhas é composta pelo Mister Varela, co-adjuvado pelo Mister Ricardo Coisinha e Mister Edi. Como treinador de guarda-redes temos o Mister Nuno Fernandes.

Como o campeonato só começa em Novembro, tal como os séniores, realizam-se já jogos de treino com vista a preparar estes futuros craques.
Hoje, realizou-se mais um jogo de treino, em Samora Correia frente à equipa local.
O resultado não foi o melhor (derrota por 7-2), mas como em todos os jogos de treino o que importa é a obtenção de ritmo competitivo.

Deixamos aqui algumas fotos destes futuros campeões e apelamos a todos para que acompanhem esta equipa.



quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A injustiça do futebol

Realizou-se esta Quinta-Feira mais um teste da equipa sénior do GDM, desta vez frente ao Salvaterrense, equipa da 1ª Divisão Distrital.
O GDM alinhou de início com o seguinte onze:
Luis
Varela
João Pedro
Hugo Santos
Pedro Silva
Possante
Jorge
Burgal
Venâncio
Nuno Coisinha
Filipe
Com em qualquer derby, mesmo num jogo de treino, o encontro foi bastante disputado a meio-campo. Mas o GDM, fazendo valer o facto casa, adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos pelo Filipe (que parece ter re-descoberto a veia goleadora) a centro de Varela.
Esta vantagem manteve-se até à meia -hora, altura em que os visitantes chegaram ao empate num desvio a um centro-remate vindo da direita do ataque do Salvaterrense.
Foi um golo que surpreendeu um pouco pois o GDM estava a controlar o jogo.
Como resposta o GDM continuou a atacar e num livre directo de Jorge, o guarda-redes visitante teve de efectuar boa defesa para canto.
Aos 34 minutos, o golo da noite! Depois de recuperar a bola no meio-campo ofensivo, Jorge passa a bola por 2 adversários efectuando dois túneis consecutivos e marca golo com um remate em chapéu à entrada da área. Um grande golo sem dúvida!
Chegou então o intervalo, ficando a 1ª parte marcada por uma equipa do GDM sempre mais perto de marcar.
Para a 2ª parte efectuaram-se várias substituições saindo Possante, Filipe, Coisinha, Venâncio e Luis, entrando Nuno Fernandes, Miguel, Carlos Jorge, Morgado e Edi.
Como é normal, a equipa de Salvaterra começou a pressionar mais o GDM com vista ao empate mas a equipa da casa respondeu num livre directo de Varela que, mesmo que bem executado, contou com a ajuda do guarda-redes que deu um monumental frango deixando a bola passar por entre as pernas. 3-1 era então o resultado.
Mais substituições foram feitas saindo desta vez Pedro Silva, Varela, Burgal e Jorge, entrando Emerson, Antunes, Quaresma e Micael.
O GDM começou então a jogar mais em contra-ataque usando a irreverência e velocidade dos jovens da frente.
O Salvaterrense, mesmo mais pressionante causava pouco perigo.
Mas os 5 minutos finais do encontro foram fatais para os da casa.
Num canto a favorecer o Salvaterrense, e num lance em que a atrapalhação foi geral, o GDM não conseguiu sacudir o lance e a vantagem foi reduzida para 3-2.
Pouco depois numa jogada pela esquerda do ataque vistante, centro para o coração da área e golo do empate.
No último lance de jogo, canto igual ao que deu o 3-2 e golo da vitória do Salvaterrense.
Resultado final 3-4 para o Salvaterrense.
Resumindo, foi um bom teste do GDM em que ficou bem marcado que o trabalho dos treinos já produz resultados mas que há ainda aspectos a aperfeiçoar. Ficou provado também que as mexidas próprias destes jogos enfraqueceram a equipa, muito provavelmente pela menor ortina de jogo de alguns elementos.
Nada como continuar a trabalhar sériamente como tem sido até agora para melhorar a equipa para o início forte do campeonato.
Uma nota para o Salvaterrense que, muito sinceramente, desiludiu. Uma equipa da 1ª divisão tem de mostrar muito mais do que mostraram hoje.
Venceram mas de uma forma extremamente injusta.
Abraços a todos!

O Derby-teste

Como já aqui foi referido, e muito bem, pelo Filipe (excelente candidato a dinamizador do blog), hoje temos mais um jogo de treino desta vez frente aos nossos vizinhos-rivais C.D. Salvaterrense.
É o primeiro teste frente a uma equipa de um escalão superior.
Aguarda-se com expectativa também o regresso do Pedro Quitério (Migalha) que representou o GDM na época passada.
De referir que o encontro tem início marcado para as 20 horas no Campo de Jogos Eng. Tavares de Almeida em Marinhais.
Compareçam!

sábado, 6 de outubro de 2007

Borrego meio morto

A equipa sénior do GDM disputou esta tarde mais um jogo treino nesta pré-época.
Desta vez o jogo foi frente à equipa júnior da Pontinha (como dissemos era um jogo que estava marcado para a nossa equipa júnior mas como essa equipa não foi constituída os séniores marcaram presença).
O resultado final saldou-se num empate a duas bolas.
Confesso que não assisti ao encontro mas segundo informações recolhidas (obrigado Burgal), o GDM adiantou-se no marcador por um golo (parece que foi um grande golo) por Venâncio, tendo a vantagem sido alargada pelo Filipe a passe de Varela.
Na 2ª parte a equipa da Pontinha chegou ao empate final de 2-2.
Assim, a "maldição" que o GDM tinha de perder quando defrontava equipas júniores parece ter sido banida. É certo que não foi uma vitória mas já ajuda a moralizar positivamente esta jovem equipa.
Que continue o trabalho!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Está quase a começar!!!

Terminou hoje mais uma semana de treinos na equipa sénior do GDM.
E foi a 1ª semana completa comandada pelo Prof. Mário.
Daquilo que é dado a ver, os jogadores apreciam os novos métodos de trabalho, entregando-se aos treinos com toda a dedicação e esforço. A exigência é cada vez maior mas a cada dia que passa a alegria de trabalhar neste grupo é notória e os resultados práticos começam a aparecer.
Para comprovar isto, nada melhor que um jogo de treino que ocorrerá no próximo sábado na Pontinha frente à equipa júnior local.
Este jogo estava marcado para a equipa júnior do GDM mas como este ano não haverá esse escalão, o GDM optou por não desperdiçar a oportunidade de fazer rodar os séniores e testar a equipa em mais um jogo.
Tal como disse o Prof. Mário no treino de hoje, este jogo frente a uma equipa júnior será um bom exame pois "parece que o GDM tem problemas frente a júniores"!!!
Nada como matar este borrego já no sábado!!!
O início do campeonato aproxima-se a passos largos e o plantel está quase definido, havendo apenas uma ou outra dúvida.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Primeiro inquérito 2007/2008

À semelhança da temporada anterior, continuamos a lançar inquéritos a sócios, adeptos e também jogadores do GDM por forma a averiguar a opinião de todos em relação a vários aspectos da vida do nosso clube.
Assim, e tendo em conta a recente mudança do comando técnico da equipa sénior do GDM, pretendemos saber da opinião de todos em relação a esta situação.
O quadro de inquérito para votação encontra-se na barra lateral deste blog.
Como é lógico, solicitamos o bom senso de cada um para que apenas proceda a um voto para que os resultados finais sejam o mais fiáveis possíveis.
Desde já o nosso obrigado pela vossa participação.