Grupo Desportivo de Marinhais

Segunda Divisão Distrital da A.F. Santarém

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Resultados e Classificação 9ª Jornada




terça-feira, 25 de novembro de 2008

TRAMAGAL - 0 / GDM - 1

Na 9ª jornada a equipa sénior do GDM, tinha a sua 4ª saída no campeonato a Tramagal, equipa que estava em 5º lugar com 4 vitórias e 4 derrotas e com um campeonato regular em casa.

A equipa jogou com:
1- Rui Machado
19- Xano
20- Pedro Silva
23- João Pedro
7- Varela
17- Hugo Santos
10- Nuno Coisinha
22- Ricardo Coisinha
9- Osvaldo
15- Rafael Morgado
18- Ricardo Faria "Petro"

no Banco:
12- Fábio Monteiro
2- Roberto Catarro
5- Nuno Duque
6- Vasco Domingues
8- Édi Reis
21- Cláudio Silva

A primeira parte não teve grande história, jogo muito equilibrado na zona central, disputado com grande virilidade e onde as defesas se superiorizaram aos ataques. Não existiram oportunidades de golo soberanas, embora a nossa equipa fosse aquela que esteve sempre mais perto da baliza adversária. O 0-0 ao intervalo espelhava o equilibrio no campo.

Para a 2ª parte nada mudou, o jogo continuou equlibrado e viril. Aos 15 minutos surgia o golo do GDM através de uma grande penalidade convertida pelo capitão, Varela, depois de mais um lance de ataque onde o árbitro não teve qualquer duvida em assinalar a falta.

A partir daqui o jogo abriu e começou-se a jogar numa toada de parada e resposta, aqui foi de valorizar a atitude da equipa que numa demonstração de grande união manteve-se junta em prol do resultado.

Até final houve algumas oportunidades para matar o jogo sem nunca o conseguirmos. No periodo de compensação (10 minutos) surgiram as 2 únicas oportunidades de golo para a equipa da casa. Foi tempo então de o guarda-redes, Rui Machado, se mostrar, quando todos os outros não conseguiram neutralizar os lances, o nosso guarda-redes com 2 defesas, uma delas de grande nível, acabou por assegurar a vantagem merecida da nossa equipa.

Vitória importante para as nossas cores e 7 pontos realizados fora, pontuação que com um campeonato regular em casa poderia colocar a nossa equipa entre os primeiros. Contudo, o deserto de resultados positivos em casa, não deixa que este plantel largue os últimos lugares.

No próximo fim de semana não haverá jogos, sendo o próximo dia 7 em casa com Meiaviense a anteceder a deslocação à vizinha Glória.

domingo, 23 de novembro de 2008

9ª Jornada - Tramagal - 0 x G.D. Marinhais - 1

Realizou-se hoje a 9ª jornada do Campeonato Distrital da A.F. Santarém. O G.D. Marinhais deslocou-se ao Tramagal para defrontar a equipa local.
O resultado foi favorável às cores de Marinhais, tendo vencido o encontro por um golo sem resposta, fruto da correcta concretização de uma grande penalidade pelo capitão Varela.
De referir que o Tramagal era, à entrada para esta jornada, o 5º classificado deste campeonato.
Foi então um excelente resultado e uma grande resposta por parte do grupo de trabalho do G.D. Marinhais. Foi o resultado do enorme espírito de grupo que existe no G.D. Marinhais.
Que seja o relançamento desta equipa para um campeonato tranquilo e mais condizente com o valor deste grupo de trabalho.
Nos próximos dias surgirão mais dados relativos a este jogo.
Na próxima jornada, no dia 7 de Dezembro, o G.D. Marinhais recebe o Operário Meiaviense.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Resultados e Classificação 8ª Jornada




domingo, 16 de novembro de 2008

8ª Jornada - G.D. Marinhais - 1 x Mindense - 2

O G.D. Marinhais defrontou hoje o 3º classificado deste campeonato distrital, sendo portanto um adversário muito complicado.

O G.D. Marinhais iniciou a partida com:
João Baranda
Xano
Pedro Silva
João Pedro
Varela (capitão)
Hugo
Jorge Azevedo
Ricardo Coisinha
Morgado
Osvaldo
Ricardo Faria

No banco ficaram:
Rui Machado
Duque
Bruno Mendes
Pederneira
Edi
Vasco Domingues
Nuno Coisinha

Para este jogo o G.D. Marinhais adoptou um nova táctica jogando numa espécie de 4-2-4, tentando utilizar a velocidade dos homens da frente, com lançamentos em profundidade.
Nos primeiros minutos o Mindense tomou conta da partida empurrando a equipa da casa para zonas perto da sua área. O G.D. Marinhais tentava reagir mas a pressão era forte.
Com o passar dos minutos essa pressão foi sendo mais fraca e o G.D. Marinhais começou a tentar os tais lançamentos em profundidade onde, Osvaldo, Morgado e sobretudo Ricardo Faria iam segurando bolas, ganhando faltas e causando algum perigo.
Mas à passagem da meia-hora o Mindense chegou à vantagem. Falta marcada, à entrada do meio-campo defensivo dos da casa, com lançamento para a área onde o guarda-redes João Baranda chegou atrasado à bola oq ue permitiu o cabeçeamento para a baliza deserta abrindo o marcador.
O G.D. Marinhais não acusou em demasia o golo, que surgiu numa altura em que o jogo estava equilibrado. Exemplo disso foi a continuidade dos ataques, dos quais se destaca uma excelente oportunidade num centro para área onde a confusão foi geral e onde Morgado e Ricardo Faria poderiam ter chegado ao golo, tendo um defesa sido mais rápido a aliviar a bola.
Chegava-se ao intervalo com vantagem não totalmente justa do Mindense.

Com o início da segunda parte, verificou-se a existência de um G.D. Marinhais bem mais ofensivo e decidido na disputa de cada bola, o que fez com que o Mindense pouco passava do seu meio-campo. Mas como quem não marca costuma sofrer....... num centro para a área dos da casa e após alívio para a entrada da área, um pontapé de ressalto fez com que a bola entrasse mesmo no canto inferior da baliza de João Baranda. Era este sim um resultado injusto até ao momento.
Estavam jogados aproximadamente 15 minutos da segunda parte.
Pouco depois, aos 22 e na sequência de um livre lateral, o G.D. Marinhais reduzia a desvantagem por Jorge Azevedo aproveitando um ressalto na pequena área.
Registou-se então a substituição de Ricardo Faria (que muito correu e tabalhou) por Nuno Coisinha. Pouco depois entrou também Bruno Mendes para o lugar de Jorge Azevedo, tendo Varela subido no terreno.
Mas todo o esforço físico da equipa do G.D. Marinhais começou a fazer-se sentir e o Mindense começou a defender a sua baliza pressionando bem mais alto.
Só por mais um vez a equipa da casa conseguiu causar perigo, por Osvaldo que conseguiu ficar em posição vantajosa e descaído para a direita, tendo rematado à entrada da área mas não conseguindo acertar com a baliza.
A parte final do encontro ficou marcada por algum desnorte de grande parte dos jogadores das duas equipas, em que todos tentavam arrancar cartões aos seus adversários.

Resumindo, uma derrota com sabor amargo pois mesmo com uma táctica de lançamentos em profundidade, o G.D. Marinhais teve uma postura bem ofensiva, sobretudo na segunda parte, tendo feito por merecer o empate. O Mindense, uma equipa com um misto de jogadores experientes com outros bem jovens, mas que mostrou um conjunto que sabe jogar à bola. Foi feliz no aproveitar das oportunidades de que dispôs e acabou por vencer este jogo.
A arbitragem esteve num plano aceitável não tendo tido erros de maior exceptuando um fora de jogo que nos pareceu mal tirado ao ataque do G.D. Marinhais que colocaria Ricardo Faria isolado frente ao guarda-redes visitante.

Na próxima jornada o G.D. Marinhais desloca-se ao terreno do Tramagal.

sábado, 15 de novembro de 2008

FUTEBOL JUVENIL - SORTES DIFERENTES

Este sábado já várias equipas do GDM entraram em acção. Começando pelos mais novos, os Sub-10, e a uma semana do começo do campeonato, os nossos jovens deslocaram-se às Portas do Sol, em Benavente, e venceram a equipa local por 11-0.

As Escolas tiveram o arranque do campeonato em casa, frente ao Coruche, e também começaram bem o campeonato ao vencerem por 5-1.

Os Infantis deslocaram-se a Salvaterra, lider do campeonato, e perderam por 13-1. Num jogo em que devido à superioridade do adversário, só com vitórias até ao momento e quase todas elas expressivas, a equipa técnica aproveitou para rodar o máximo de jogadores possivel.

Amanhã os Juvenis não jogarão por paragem no campeonato e os Iniciados recebem, às 10H 30M, a equipa do Samora Correia.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resultados e Classificação 7ª Jornada




domingo, 9 de novembro de 2008

CERCAL - 2 / GDM - 0 "PEQUENA TRAIÇÃO" TRAÍU A EQUIPA

Com uma semana complicada depois de abandonos de Venâncio e Possante por razões pessoais, as indisponibilidades profissionais de Gigio, Osvaldo e Leitão e das lesões de Nuno Fernandes, Quaresma e Ricardo Faria, havia a curiosidade de como a equipa se iria portar em casa do líder Cercal (melhor ataque da prova).

Assim, os 17 elementos disponíveis do plantel ficou alinhado da seguinte forma para este jogo:

Onze inicial
1- João Baranda
19- Xano
3- Vítor Padinha
23- João Pedro
20 - Pedro Silva
17 - Hugo Santos
14- Jorge Azevedo
24- Pedro Pederneira
7- José Varela
10- Nuno Coisinha
15- Rafael Morgado

No banco
12- Rui Machado
5- Nuno Duque
6- Vasco Domingues
8- Édi Reis
11- Bruno Mendes
22- Ricardo Coisinha

O jogo começou com a nossa equipa um pouco apática demorando um quarto de hora para entrar e se adaptar ao campo, quer às suas dimensões quer ao piso que tinha areia em excesso e dificultava o domínio e o controlo de bola. No entanto, e passado esses primeiros 15 minutos, a equipa equilibrou o jogo passando o mesmo a ser repartido pelos dois meios campos e, embora a bola andasse sempre muito perto das áreas não havia muitos lances que pudessem por em perigo as balizas. Chegava ao intervalo com o 0-0 que premiava as defesas pela sua concentração e penalizava os atacantes por não conseguir, nas poucas oportunidades que tiveram acertar com êxito na Baliza.

Para a 2ª parte pediasse que a nossa defesa se mantivesse certa como tinha estado até então, uma vez que era a 2ª defesa menos batida do campeonato e a equipa ainda não tinha perdido fora e que os avançados conseguissem desequilibrar na frente para se fazer um golo que desse a vantagem desejada.

Mas a verdade é que ao terceiro minuto da etapa complementar um lance infeliz de João Pedro viria a ser determinante para o que faltava jogar. Num alivio da defensiva do Cercal o nosso defesa cortou mal uma primeira vez possibilitando a fuga de um adversário pela esquerda em situação previligiada, a defesa conseguiu recuperar mas quando João Pedro voltou a ganhar vantagem relativamente ao lance, e já dentro da área, ao querer cortar para canto colocava a bola dentro da nossa baliza. Lance infeliz para o nosso sub-capitão que estava a ser dos jogadores mais regulares esta época.

Se é verdade que havia muito tempo para jogar, também é verdade que a coisa se tornou mais complicada para a nossa equipa, as dimensões e o campo não possibilitavam a troca de bola pelo chão e o adversário mais habituado ao campo, fisicamente mais forte e com adaptações tácticas não deu grande espaço para se ganhar ascendente no jogo.

A nossa equipa ficou um pouco perdida e começou as substituições, saíram Pedro Silva, Pedro Pederneira e Nuno Coisinha e entraram Bruno Mendes, Vasco e Ricardo Coisinha passando a equipa a jogaram em 4-3-3 contra o encolhimento do adversário para 4-5-1 com os alas a saírem rápidos detrás para a frente. Conseguiu-se chegar mais perto da área adversária mas sempre de forma inconsequente.

A 8 minutos do fim o tudo por tudo, adiantou-se mais um jogador para a frente passando a equipa a jogar 1 para1 no ultimo terço do campo, logo de seguida o 2-0. Um adversário ganhou a bola ainda no seu meio campo sobre o lado esquerdo correu com a bola, convergiu para dentro do terreno e deixou a bola para a direita onde um adversário conseguiu ganhar vantagem à nossa defesa e finalizar perante o desamparado guarda redes, João Baranda, que entretanto já tinha evitado por 2 vezes o golo adversário.

A equipa continuou a tentar chegar ao golo e o adversário a explorar o espaço dado mas o resultado não se alterou mais.

Em conclusão, primeira parte equilibrada em que as defesas se superiorizaram. O intervalo foi mau conselheiro para a nossa equipa que embora com todas as situações alertadas acabaria por ser "traída" pela infelicidade do nosso defesa, lance que viria a ser determinante para o resto do jogo. Resultado acaba por ser justo, ganhou quem conseguiu marcar.

A equipa de arbitragem não teve muito bem mas já a vimos a fazer pior, como foi o ano transacto em Meia Via, contudo soube levar o jogo e não teve qualquer influência no resultado final.

Próximo jogo em casa com o Minde, para ver se se consegue "matar o borrego" e levar os primeiros 3 pontos em casa.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Resultados e Classificação 6ª Jornada




domingo, 2 de novembro de 2008

6ª Jornada - G.D. Marinhais - 1 x G.D. Bemposta - 1

Após a paragem no campeonato devido à folga da equipa do G.D. Marinhais, regressou hoje a actividade do futebol sénior da nossa equipa recebendo a equipa do G.D. Bemposta. Era um adversário que ocupava o lugar imediatamente acima do G.D. Marinhais com os mesmos pontos.

O G.D. Marinhais iniciou a partida com:
João Baranda
Xano
João Pedro
Padinha
Varela (capitão)
Possante
Hugo Santos
Jorge Azevedo
Nuno Coisinha
Ricardo Faria
Morgado
No banco ficaram:
Rui Machado
Edi
Duque
Pedro Silva
Ricardo Coisinha
Pederneira
Quaresma
Sendo o Bemposta um adversário directo do G.D. Marinhais esperava-se hoje uma prestação aguerrida e com sentido de vitória por parte da equipa da casa.
O início da partida mostrou uma defesa do G.D. Marinhais um pouco desorientada e a precisar de minutos para acertar posições. O problema era que o Bemposta possuía do meio campo para a frente jogadores "bons de bola" e que dificultaram as tarefas defensivas aos defesas da casa.
Mas a resposta do G.D Marinhais foi muito positiva pois logo ao minuto 8, Morgado apareceu isolado, após passe de Jorge Azevedo, e não desperdicou colocando o G.D. Marinhais em vantagem.
A equipa da casa pareceu descobrir o ponto fraco do seu adversário, a defesa. Pois quer em remates de longe, quer em passes a rasgar a defesa contrária, o perigo rondava a baliza visitante.
Havia muita disputa a meio campo, mas os lances de perigo pertenciam ao G.D. Marinhais.
Com o aproximar do intervalo, o Bemposta começou a reagir e empurrava os jogadores da casa para perto da sua área.
Chegava-se assim ao intervalo com a vantagem da equipa da casa.
Para a segunda parte esperava-se uma postura, por parte do G.D. Marinhais, de manutenção da vantagem nunca deixando de tentar o golo da tranquilidade utilizando a mobilidade dos dois homens da frente, Morgado e Ricardo Faria.
A pressão dos visitantes que se verificava no final da primeira parte era agora mais fraca, mas ao longo desta etapa complementar foi aumentando de intensidade. O meio campo dos da casa já não era tão eficaz e os lances de ataque contrários começavam a ganhar força.
Começaram as substituições no G.D. Marinhais, entrando Edi para o lugar do esgotado Jorge Azevedo, depois Ricardo Coisinha para o lugar de Morgado e Pederneira substituindo Xano.
Mas estas substituições não alteraram o rumo dos acontecimentos e o que se parecia adivinhar veio mesmo a suceder.
Num lance de ataque pela esquerda por parte do Bemposta, num remate forte no bico da grande área, João Baranda não conseguiu defender, deixando a bola entrar ao primeiro poste, num lance em que poderia ter feito melhor.
A reacção do G.D. Marinhais não se fez esperar, empurrando o seu adversário para a sua área, mas faltavam poucos minutos para o final.
Ainda se reclamou uma grande penalidade do guarda redes do Bemposta sobre Ricardo Faria, mas o árbitro, penso que erradamente, nada assinalou. Mesmo a finalizar, uma oportunidade para cada lado: Edi apareceu isolado frente ao guarda redes adversário mas, à sua saída dos postes, não conseguiu empurrar para o fundo das redes, atirando ao lado. Do lado contrário, João Baranda segurou a igualdade, ao sair dos postes e a defender com as pernas um remate de um avançado contrário que se preparava para marcar.

Em resumo, um jogo agradável de se seguir, com duas equipas de valor semelhante e que praticaram um futebol bastante conseguido. As duas equipas privilegiaram a boa circulação de bola em deterimento do pontapé para a frente, característico do futebol distrital.
O resultado acaba por se aceitar e ajustar ao que foi produzido pelas duas equipas. Seria difícil escolher um vencedor para este encontro.
A arbitragem esteve em bom plano, apenas com uma pequena nota naquele lance já no final do encontro na área do Bemposta. Mas não se pode dizer que o G.D. Marinhais empatou pelo árbitro. Olhando ao seu adversário directo poderia e deveria ter feito mais, pois jogava em casa e o factor casa deveria ter pesado no seu lado da balança.
No próximo fim de semana, deslocação ao campo do Cercal Vale e Ninho, equipa do topo da tabela classificativa.